Roupas foram os itens mais vendidos em agosto, segundo ACP| Foto: Albari Rosa/ Agência de Notícias Gazeta do Povo

Comerciantes de Curitiba acreditam que as vendas relacionadas ao Dia dos Pais, comemorado no próximo domingo (8), seja 3% maior em comparação com o mesmo período do ano passado. Conforme pesquisa divulgada nesta segunda-feira (4) pela Associação Comercial do Paraná (ACP), a expectativa é menor do que a registrada em 2013, quando se esperava incremento de 5% nas vendas.

CARREGANDO :)

De acordo com o balanço, 37% dos donos de estabelecimentos comerciais da capital acham que o desempenho do comércio para esta data será melhor. A ACP explica que a previsão positiva pode ser justifica, principalmente, pela realização de promoções pelas lojas, pelas propagandas em vários meios de comunicação, e também pelas novas opções de presentes bem como descontos com melhores formas de pagamento.

Por outro lado, 34% dos comerciantes acham que o movimento de caixa será igual ao do ano passado, e 27% deles estão pessimistas e preveem que as vendas ficarão abaixo da média.

Publicidade

As entrevistas realizadas mostram ainda que os consumidores de Curitiba pretendem gastar, em média, R$ 136,00 com o presente. O valor é R$ 3 a menos do que a expectativa anterior.

As roupas lideram a lista dos itens mais cobiçados como ideia de presente, com 53% da preferência. Perfumes aparecem em segundo lugar da lista (21%), seguidox de calçados (11%) e eletrônicos (3%). Completam a classificação de possíveis presentes joias e relógios (3%), ferramentas (2%), chocolates/flores (2%), livros (2%), celular/smartphones (2%), móveis/eletro (1%) e outros (7%).

A principal forma de pagamento continuará sendo o cartão de crédito, tanto parcelado como à vista (69%). À vista no cartão de débito foi citado por 17% dos entrevistados, enquanto à vista em dinheiro será a forma de pagamento de 8,1% deles. A prazo com carnê e à vista com cheque devem ser empregados por, respectivamente, 5,7% e 0,4% dos consumidores.

A pesquisa

Os resultados foram obtidos por meio de entrevistas realizadas com 200 comerciantes e 200 consumidores de 30 de julho a 1º de agosto últimos. A amostra consultada está equilibrada quanto ao gênero, tendo em maioria entre 18 e 25 anos (50%), 26 a 35 (27%), 36 a 45 (15%), 46 a 55 (6%) e 4% acima de 55 anos. A pesquisa foi realizada pelo Instituto Datacenso a pedido da ACP.

Publicidade