O volume de compras feitas pela internet no Brasil registrou um crescimento de 30% no ano passado na comparação com 2007, segundo dados divulgados nesta terça-feira (17) pela e-bit, consultoria de comércio eletrônico. A alta, apesar de significativa, foi menor que o crescimento de 43% registrado em 2007 também frente ao ano anterior.
Com a alta de 30%, o total transacionado ficou em R$ 8,2 bilhões em 2008. Segundo o estudo, mais de 13 milhões de brasileiros já fizeram compras pela internet pelo menos uma vez. O valor médio da compra ficou em R$ 328,00.
Entre os produtos mais vendidos, os livros mantiveram a posição de liderança. Já a categoria de saúde, beleza e medicamentos, que havia figurado em quarto lugar em 2007, ficou em segundo lugar na preferência dos consumidores, seguida por informática, que caiu de segundo para terceiro.
Expectativas
Apesar do cenário de crise, o diretor geral da e-bit avalia que já espaço para crescimento do setor este ano. "Certamente veremos o e-commerce evoluir nos próximos anos, porém, de forma mais sutil", diz Pedro Guasti.
Para o primeiro semestre do ano, a estimativa é que o comércio eletrônico movimente R$ 4,5 bilhões, R$ 800 milhões a mais que em relação aos seis primeiros meses do ano passado.
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