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Escritório do MadeiraMadeira, e-commerce curitibano que vende materiais de construção e móveis | Ivonaldo Alexandre/Gazeta do Povo
Escritório do MadeiraMadeira, e-commerce curitibano que vende materiais de construção e móveis| Foto: Ivonaldo Alexandre/Gazeta do Povo

Estudo encomendado à empresa de inteligência de negócios Euromonitor pela plataforma de transação eletrônica PayPal aponta que, até 2020, o mercado de comércio eletrônico brasileiro saltará dos atuais US$ 19,5 bilhões para US$ 28 bilhões – um aumento de 43,5%.

De acordo com a pesquisa, a venda de smartphones neste período crescerá 2% ao ano e alcançará 70 milhões de unidades em 2020. Já as de tablets subirão 4%, enquanto as de notebooks cairão 3%, confirmando a tendência de que um dispositivo substituirá o outro. A venda dos velhos modelos de aparelhos celulares cairá 49% no período.

Em 2015, foram negociados 310 smartphones para cada 1.000 habitantes no Brasil. O resultado, aponta a PayPal, é consequência do entendimento do usuário de que tarefas cotidianas, como pagamento de contas, pesquisa de preços e aquisição de produtos, podem ser feitas online, sobretudo quando o ambiente virtual inspira confiança.

“Os aparelhos mudaram o hábito de consumo do brasileiro de tal forma que se tornaram parte do modo de vida das pessoas”, afirma Paula Paschoal, executiva da empresa.

Setores

A pesquisa avaliou também que, até 2020, 10% de todo o comércio virtual no Brasil virá de equipamentos móveis – hoje, esse índice é de 7%; em 2011, era de 2%.

O setor que mais ganhará com o aumento da conectividade móvel será o de alimentação: hoje, ele representa 11% de tudo o que é comprado online no país; em 2020, representará 14%. Os transportes – serviços de táxi, passagens de ônibus e avião – passarão de 13% para 14%.

Já alojamento, como locação de quartos e apartamentos e reservas de hotéis, representará 6% do total das compras via internet – hoje responde por 7%.

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