O comércio eletrônico movimentou pouco mais de R$ 2,6 bilhões no primeiro semestre de 2007 - com exceção de passagens aéreas, automóveis e sites de leilão - valor que superou em quase 5% a expectativa inicial da e-bit, empresa de pesquisa e marketing online. O número representa um crescimento nominal de 49% em relação ao primeiro semestre de 2006.
De acordo com a pesquisa de comércio eletrônico, é possível observar que três fatores foram os grandes responsáveis por essa alta. O maior volume de vendas, 45% acima do resultado de 2006, foi impulsionado pela entrada de novos e-consumidores. Em dezembro de 2006 cerca de sete milhões de pessoas já tinham experimentado no país a comodidade de comprar sem sair de casa. Hoje, já são quase oito milhões de pessoas que fizeram pelo menos uma compra pela rede.
Além disso, o aumento da freqüência de compras por "usuários" mais experientes aliado à escolha de produtos com maior valor agregado nos carrinhos dos e-consumidores colaborou e muito para o crescimento. Somente em maio desse ano cerca de 11% das pessoas responderam que realizaram mais de dez compras nos últimos seis meses.
Além de comprar mais, eles também gastaram mais no primeiro semestre de 2007. A média do valor gasto nas lojas virtuais nesses seis primeiros meses do ano ficou em R$ 296, aproximadamente 3% acima do registrado em 2006, mesmo com deflação de 1,92% no canal web conforme levantado pelo índice e-flation do Programa de Administração do Varejo (Provar) da Universidade de São Paulo (USP) e o Canal Varejo.
O mês de maior faturamento no primeiro semestre foi maio. O mês em que se comemora o Dia das Mães. Representou cerca de 19% do faturamento do semestre e registrou o maior número de vendas contabilizando mais de 1,6 milhões de pedidos. Os produtos mais escolhidos para presentear as mães foram livros, informática e eletrônicos representando 15%, 11% e 9% respectivamente.
O balanço do semestre indica que o setor de e-commerce está crescendo e conquistando cada vez mais novos clientes. Cerca de 19% dos e-consumidores efetuaram sua compra na internet pela primeira vez. O índice de satisfação e-bit/PwC no semestre é de 87,15% sendo um dos maiores desde sua criação em 2000.
- Se cliente satisfeito é um indício de que as lojas virtuais têm correspondido às expectativas dos e-consumidores, esse fato pode ser comprovado quando vemos que 84% dos adeptos às compras virtuais disseram que voltariam a comprar na mesma loja onde já efetuaram alguma compra - disse Pedro Guasti, diretor-geral da e-bit.