Brasil e EUA bateram recorde de importações e exportações em 2021, com um resultado superior até mesmo ao período pré-pandemia. Ao todo, foram mais de US$ 70 bilhões movimentados entre os dois países. E, por mais que a importações tenham superado as exportações, as vendas do mercado brasileiro também ficaram bem acima do registrado em anos anteriores.
E são várias as razões que justificam esses números tão positivos. Por um lado, o aumento da demanda da indústria americana aqueceu a venda de commodities, enquanto a importação de vacinas e de gás natural mexeu também com o outro lado da balança. No fim das contas, todo mundo saiu sorrindo dessas negociações.
Contudo, quais os impactos disso tudo para o bolso do brasileiro? No que esses resultados do comércio exterior refletem no dia a dia? E o que a gente pode esperar dessa relação com os EUA em 2022?
Para nos ajudar a responder essas perguntas, o podcast 15 Minutos de hoje conversa com Cristina Seciuk, editora de Economia da Gazeta do Povo, que explica melhor o que está por trás de todo esse resultado e o que a gente pode esperar a partir disso.
***
O podcast 15 minutos é um espaço para discussão de assuntos importantes, sempre com análise e a participação da equipe de jornalistas da Gazeta do Povo. De segunda a sexta, de forma leve e dinâmica, com a duração que cabe na correria do seu dia. Apresentação é do jornalista Márcio Miranda.
***
Ficha técnica: ‘15 minutos’, podcast de notícias da Gazeta do Povo #Apresentação e roteiro: Durval Ramos; direção de conteúdo: Rodrigo Fernandes; equipe de produção: Maria Eduarda Scroccaro montagem: Leonardo Bechtloff; estratégia de distribuição: Marcus Ayres.
Governadores e oposição articulam derrubada do decreto de Lula sobre uso da força policial
Tensão aumenta com pressão da esquerda, mas Exército diz que não vai acabar com kids pretos
O começo da luta contra a resolução do Conanda
Governo não vai recorrer contra decisão de Dino que barrou R$ 4,2 bilhões em emendas
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast