Começa hoje em Curitiba o horário estendido de Natal para o comércio de rua. Durante todo o mês, as lojas estarão abertas das 9 horas às 22 horas de segunda à sexta-feira. Nos sábados que antecederem o Natal, o curitibano terá das 9 horas até as 21 horas para fazer suas compras. Nos domingos, haverá expediente nos dias 10 e 17, entre 10 horas e 19 horas. A expectativa da Associação Comercial do Paraná (ACP), que programou o horário especial, é aproveitar o aumento de renda dos trabalhadores por conta do 13.º salário para elevar as vendas entre 6% e 8% na comparação com o mês de dezembro do ano passado.
O salário extra, que começa a ser pago agora, deve adicionar cerca de R$ 3,5 bilhões à economia paranaense este mês, segundo estimativas do Departamento Sindical de Economia e Estudos Socioeconômicos (Dieese). O valor é 8,15% superior que em 2005, quando o pagamento do 13.º salário totalizou R$ 3,2 bilhões.
De acordo com a ACP, o horário estendido não é norma, mas a programação é seguida por boa parte do comércio da cidade, já que é após o trabalho que as pessoas têm tempo para comprarem os presentes de Natal.
Shoppings
Os shoppings centers também costumam ter um horário diferenteo no mês de dezembro. O Crystal, no bairro Batel, já confirmou a programação. A partir de hoje, as lojas vão abrir diariamente das 10 horas às 22 horas, inclusive aos domingos. Do dia 23 para o dia 24 de dezembro, os clientes poderão fazer suas compras até às 2 horas da madrugada, e no dia 24 até às 18 horas.
Nos demais grandes shoppings da cidade, até ontem ainda não havia definição sobre o horário especial. A alteração no funcionamento depende de acordo com o sindicato que representa os funcionários das lojas, ou diretamente com os funcionários.
No ano passado, o setor inovou com o "madrugadão" as lojas dos maiores shoppings da cidade ficaram abertas durante 32 horas seguidas. Para este ano, não há definição se o evento será repetido.
Moraes eleva confusão de papéis ao ápice em investigação sobre suposto golpe
Indiciamento de Bolsonaro é novo teste para a democracia
Países da Europa estão se preparando para lidar com eventual avanço de Putin sobre o continente
Em rota contra Musk, Lula amplia laços com a China e fecha acordo com concorrente da Starlink
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast
Deixe sua opinião