Audiência
Facebook passa Google nos EUA
As visitas dos usuários americanos ao Facebook cresceram 185% em um ano, fazendo com que o site de relacionamento se tornasse o mais popular dos EUA, batendo o Google pela primeira vez em mais de dois anos. Segundo dados da consultoria Hitwise, a página do Facebook recebeu 7,07% das visitas na semana encerrada no dia 13, ante 7,03% do Google. Além da mudança na liderança, chama a atenção o fato de o site de relacionamento ter recebido 185% mais tráfego do que na mesma semana de 2009, enquanto o Google teve um avanço de 9%.
São Paulo - As compras feitas pela internet no ano passado totalizaram R$ 10,6 bilhões, com alta de 30% no confronto com 2008, de acordo com pesquisa da consultoria de comércio eletrônico e-bit. Os números, divulgados ontem, não consideram as vendas de veículos, passagens aéreas e leilões virtuais.
Cerca de 17,6 milhões de consumidores brasileiros já haviam feito pelo menos uma compra pela internet ao final de 2009, segundo o levantamento, com crescimento de 33%. O número representa 26% dos internautas no Brasil, o que mostra, de acordo com a consultoria, que ainda há muito espaço para crescer.
Desse total, 4,4 milhões tiveram a experiência de uma compra virtual pela primeira vez no ano passado, dos quais 60% têm renda familiar até R$ 3 mil.
Entre os motivos do aumento no faturamento está a entrada das Casas Bahia, em fevereiro de 2009, no mundo virtual. Com a chegada do varejista francês Carrefour ao comércio eletrônico neste mês, todas as grandes redes presentes do país agora oferecem aos clientes a possibilidade de compras pelo mundo virtual.
Livros, revistas e jornais lideraram as vendas virtuais, com 20% do volume de pedidos no ano passado, seguidos de saúde, beleza e medicamentos (13%).
* * * * * * * *
Interatividade
Você considera vantajoso fazer compras pela internet ou prefere lojas físicas?
Escreva para leitor@gazetadopovo.com.br
As cartas selecionadas serão publicadas na Coluna do Leitor.
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast