Em março, o comércio paranaense recuou 6,8% na comparação com o mesmo mês de 2013. Em todo o Brasil a queda foi de 5,7%. Os dados constam da Pesquisa Mensal do Comércio divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta quinta-feira (15).

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No estado, a desaceleração no período partiu das áreas de equipamentos e materiais para escritório, informática e comunicação (-31,0%), veículos, motocicletas e peças (-15,5%) e móveis (-6,8%).

Nos dados restritos, que não levam em consideração o ramo de veículos, motos e materiais de construção, o volume de vendas no Paraná caiu 1,5% em março, acima da média nacional de - 1,1% no mesmo período. O estado também ficou abaixo da média nacional no acumulado do primeiro trimestre, com 3,9% ante 4,5%.

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Considerando os últimos 12 meses, terminados em março, as vendas do comércio varejista do Paraná tiveram crescimento de 5,4%, descontada a inflação. O aumento foi alavancado pelos setores de eletrodomésticos (13,4%), combustíveis e lubrificantes (12,6%) e de livros, jornais e revistas (10,9%).