Rio (AG) O comércio começou o ano com o melhor janeiro desde pelo menos 2001, quando o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) iniciou as pesquisas mensais do setor. O volume de vendas aumentou 6,54% em relação a janeiro de 2005 e 2,35% em comparação com dezembro. No acumulado dos últimos 12 meses, o comércio acumula crescimento de 4,87%. "Foi um resultado muito bom, que mostra uma tendência de recuperação para o comércio", disse o economista Reinaldo Pereira, do IBGE.
Segundo o analista, os números de janeiro revelaram uma intensificação do crescimento, em uma inflexão semelhante à observada em 2004, quando o varejo acompanhou a expansão da economia e fechou o ano com incremento de 9,25%. Em comparação com o mesmo mês do ano anterior, a alta registrada em janeiro foi a 26.ª consecutiva. No confronto mês a mês, houve o quarto aumento seguido.
Pereira atribuiu o bom desempenho à estabilidade da economia e disse que o crédito continua o principal motor das vendas varejistas. A melhora do mercado de trabalho e a desvalorização do dólar também favoreceram. Beneficiado pelas três variáveis, o segmento com o melhor resultado foi o de equipamentos e materiais para escritório, informática e comunicação, cujas vendas subiram 112,77% em relação a janeiro do ano passado.