Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
perspectivas

Comércio vê crescimento tímido no Dia dos Pais

Elisiane e o filho, Carlos Eduardo: ele queria comprar um perfume, mas as roupas estão mais baratas | Daniel Castellano/ Gazeta do Povo
Elisiane e o filho, Carlos Eduardo: ele queria comprar um perfume, mas as roupas estão mais baratas (Foto: Daniel Castellano/ Gazeta do Povo)

O movimento de compras para o Dia dos Pais deve gerar um crescimento modesto nas receitas do comércio, que vê a procura contida pelo aumento do dólar, a inflação e o maior endividamento das famílias.

A Associação Brasileira de Lojistas de Shopping (Alshop) prevê um aumento de 3% nas vendas dos centros comerciais em comparação com a mesma data em 2012. A Confederação Nacional de Dirigentes Logistas (CNDL), por sua vez, espera um aumento de 4% nas vendas a prazo na semana anterior ao Dia dos Pais, também em relação a igual período do ano passado.

Em 2012, a compra de presentes havia superado as expectativas. Segundo a Associação Comercial do Paraná (ACP), as vendas aumentaram 6,7%, mais que o dobro do esperado (3%). As expectativas dos comerciantes paranaenses para as vendas deste ano ainda não foram divulgadas – os números devem sair nos próximos dias.

Segundo o economista Carlos Magno Bittencourt, conselheiro do Conselho Regional de Economia do Paraná (Corecon-PR), o aumento do dólar pode prejudicar quem procura perfumes, eletrônicos, bebidas ou outros produtos importados. Além disso, avalia, o cenário não favorece um consumo alto.

"O Natal e o Dia das Mães são datas melhores para vendas no comércio, são mais empolgantes que o Dia dos Pais, que acaba tendo um apelo afetivo menor. Espera-se sempre um aquecimento em relação ao ano anterior, mas neste ano o ambiente é diferente, as famílias estão mais endividadas e temos uma inflação grande. Não é um momento muito favorável para o consumo", diz Bittencourt.

Iscas

Para atrair mais clientes, o gerente da loja de roupas Schooner do Shopping Curitiba, Gil Silva, manteve os mesmos preços da liquidação do shopping na semana passada. "O que mais sai nessa data são malhas de fio, jaquetas e camisetas polo", disse Gil.

Elisiane Fernandes Ribeiro e o filho, Carlos Eduardo, de Guarapuava, aproveitaram o passeio em Curitiba para ver um presente para o pai do menino, Gelson. O filho pensava em comprar um perfume. "Os perfumes estavam mais caros, mas tinham algumas roupas com preços bons", disse Elisiane.

Alguns shoppings promovem ações para atrair consumidores. O Shopping Mueller vai sortear uma moticicleta Triumph Tocket III entre os que comprarem ao menos R$ 400, e presenteia clientes com camisetas promocionais a cada R$ 800 em compras.

O ParkShopping Barigüi vai sortear dez frigobares com garrafas de cerveja – R$ 200 em compras valem um cupom –, enquanto o Shopping Curitiba, por meio de um concurso cultural, promove o sorteio de uma cesta de cervejas da loja Mr. Beer.

Restaurantes recorrem a brindes e sorteios para atrair as famílias

A comemoração do Dia dos Pais também aumenta o movimento para restaurantes. O estudante Fernando Pereira pretende sair com o pai para almoçar no dia 11. "Acho mais legal que dar um presente, podemos ir juntos e conversar mais, sem se preocupar em precisar fazer alguma coisa em casa ou comprar antes. Só preciso correr e reservar o lugar", diz.

Para se preparar para a data, alguns estabelecimentos promovem ações para atrair mais clientes. Um dos exemplos é o Outback, que no dia 11 de agosto presenteará pais com um adaptador USB para carregar aparelhos eletrônicos no carro.

A rede Mabu optou por criar cardápios especiais para a data, e ainda oferecer um kit da cerveja Paulaner para o pai da mesa (a cada quatro clientes pagantes). O menu será servido nos hotéis Mabu Curitiba Convention e Mabu Capivari Ecoresort.

A rede de restaurantes Madero optou pelo sorteio entre os clientes de uma viagem de pai e filho para a Argentina. Junior Durski, chef e dono dos restaurantes, diz que esse tipo de ação não é feito só para atrair clientes. "Não é só o resultado de mais movimento em um dia em si, mas é para fidelizar o cliente, para agradar e deixá-lo mais feliz", explica.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.