A Comissão de Fiscalização e Controle da Câmara aprovou nesta quarta-feira requerimento para convidar o ministro da Fazenda, Guido Mantega, para prestar esclarecimentos sobre uma possível ingerência do governo no comando da Vale.
O convite deve ser encaminhado ao Ministério da Fazenda até o final desta semana, mas há uma data definida para a presença do ministro na comissão.
Autor do requerimento, o deputado Mendonça Filho (DEM-PE) Filho (DEM-PE) afirmou que usou as informações publicadas na imprensa para sustentar o convite ao ministro.
"Tenho... sentido uma preocupação do meio empresarial com essa possível ingerência", disse Mendonça Filho.
Para ele, o ministro Mantega estaria agindo por um "capricho intervencionista", já que a companhia tem tido bons resultados. A Vale registrou em 2010 lucro recorde de 30 bilhões de reais e sua gestão é elogiada por especialistas.
O deputado acredita que caso o assunto seja debatido no Congresso não haverá prejuízos à companhia no mercado financeiro. Depois de ter caído na véspera, as ações preferenciais da Vale subiram 1,37 por cento nesta quarta-feira.
Mas a pressão sobre Mantega não está só numa comissão. O deputado José Otávio Germano (PP-RS) também apresentou nesta quarta pedido no mesmo sentido na Comissão de Minas e Energia.
Se este outro pedido também for aprovado, é provavél que as duas comissões tentem marcar uma audiência conjunta com o ministro.
Julgamento do Marco Civil da Internet e PL da IA colocam inovação em tecnologia em risco
Militares acusados de suposto golpe se movem no STF para tentar escapar de Moraes e da PF
Uma inelegibilidade bastante desproporcional
Quando a nostalgia vence a lacração: a volta do “pele-vermelha” à liga do futebol americano
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast