Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Dívida

Comissão de valores argentina pede investigação nos Estados Unidos

Alejandro Vanoli, presidente da comissão de valores mobiliários da Argentina, afirmou que irá se apresentar frente ao órgão correspondente dos EUA, a SEC, para pedir uma investigação por conflitos de interesse sobre a negociação de seguros vinculados à dívida do país.

Ele afirma que o NML, fundo com o qual a Argentina está em litígio, lucrou com o impasse da dívida, mas, no entanto, não explicitou quais são as provas: "As provas estão no expediente, mas eu não posso revelar".

Ele também disse que a comissão de valores está investigando bancos locais, pois houve variações extraordinárias e querem averiguar se houve manipulação de mercado.O nome do seguro, em inglês, é Credit Default Swap (CDS). São contratos entre duas partes em que uma garante a outra o pagamento de um prêmio caso haja um calote.Esses contratos podem ser negociados. Para determinar se é preciso pagar prêmios, uma comissão chamada Isda se reúne e delibera.

Calote

Na semana passada, decidiu-se que a Argentina deu um calote, e que os prêmios devem ser pagos. O fundo Elliot participa desse comitê, e, ao mesmo tempo, controla o fundo NML, que está em litígio com a Argentina.

A Justiça dos EUA havia decidido que o país só pode pagar aos seus credores se também pagar ao NML, que detém uma dívida de US$ 1,3 bilhão que o país não quer reconhece.

O juiz do caso, Thomas Griesa, bloqueou o pagamento das parcelas aos detentores que já vinham recebendo -portanto, eles tomaram um calote- e só permite que o dinheiro chegue aos seus donos se a Argentina acertar com o NML.

O presidente da comissão de valores afirma que o NML é dono de contratos de seguro e, por isso, lucrou com o não-pagamento da parcela da dívida.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.