O ministro da Agricultura, Roberto Rodrigues, anunciou ontem a instalação de uma comissão interministerial que ficará responsável em fazer alterações no pacote de medidas divulgado pelo governo na semana passada para apoiar o setor rural. O grupo é formado por representantes dos ministérios da Agricultura, da Fazenda, Banco do Brasil e Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural da Câmara dos Deputados.
A comissão vai acompanhar a execução do Plano Agrícola e Pecuário 2006/07 e a implementação das medidas emergenciais e estruturais de apoio ao setor agropecuário. Além disso, o grupo analisará a viabilidade de atender a novos pedidos apresentados ao governo federal por representantes dos produtores rurais e das cooperativas agropecuárias, como a simplificação das importações de insumos genéricos.
De acordo com a assesssoria da Confederação das Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), a primeira reunião foi marcada para o próximo dia seis. A comissão será coordenada pelo assessor especial do Ministério da Fazenda, Gerardo Fontelles, e terá até o dia 13 para decidir as modificações que serão adotadas.
Rombo
O ministro Roberto Rodrigues afirmou que os produtores perderam R$ 30 bilhões nos últimos dois anos. "O governo tem a clareza de que a crise é sem precedentes e que o buraco de R$ 30 bilhões é "intapável por medidas emergenciais e de longo prazo", disse o ministro, ontem, durante Audiência Pública na Câmara ds Deputados. Na avaliação de Rodrigues, as medidas anunciadas pelo governo três pacotes em menos de dois meses dão algum alívio ao setor agrícola.