Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
estados unidos

Comitê de redução do déficit fracassa

Bolsa de Nova York caiu 2,11% com impasse entre parlamentares | Spencer Platt /Getty Images/AFP
Bolsa de Nova York caiu 2,11% com impasse entre parlamentares (Foto: Spencer Platt /Getty Images/AFP)

Os integrantes do chamado "supercomitê" para redução do déficit dos Estados Unidos admitiram ontem o fracasso na busca por um acordo. "Estamos profundamente desapontados por não termos conseguido obter um acordo bipartidário para a redução do déficit", anunciaram a senadora democrata Patty Murray e o deputado republicano Jeb Hensarling, copresidentes do Comitê Conjunto de Redução do Déficit, em comunicado conjunto.

Pelo acordo firmado em agosto para a elevação do teto da dívida do governo dos EUA, o chamado supercomitê, formado por 12 deputados e senadores dos dois principais partidos políticos do país, tinham até amanhã para apresentar um acordo de redução do déficit do governo da ordem de pelo menos US$ 1,2 trilhão. O prazo verdadeiro, no entanto, encerrou-se ontem, pois a lei determinava que os membros da comissão precisariam de 48 horas para tomar conhecimento do pacote antes de apresentá-lo ao Con­gresso.

Antes que os 12 parlamentares se encontrassem para o esforço de última hora, o presidente da Câmara dos Representantes dos Estados Unidos, John Boehner, acusou o presidente dos EUA, Barack Obama, e os democratas pelo fracasso do supercomitê. A informação foi divulgada pelo site de notícias The Hill, citando um memorando assinado por Boehner com data de ontem. Por sua vez, Obama responsabilizou os republicanos pela falta de acordo. Segundo ele, a oposição a seu governo continua querendo evitar o fim das isenções fiscais aos norte-americanos mais ricos e "pelo menos até agora os republicanos simplesmente não mudaram essa posição", afirmou.

Se a supercomissão não chegasse a um acordo, cortes automáticos de custos começariam a ser feitos a partir de 2013 até somar US$ 1,2 trilhão – metade desse valor viria de cortes nos gastos com defesa. No entanto, esta não é a maneira preferida para reduzir o rombo nas contas do governo federal dos EUA, afirmou o secretário de Imprensa da Casa Branca, Jay Carney. O impasse afetou as bolsas norte-americanas, que fecharam antes da admissão do fracasso do supercomitê. O Dow Jones caiu 2,11% e a bolsa eletrônica Nasdaq perdeu 1,92%.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.