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Campus Party

Como criar conteúdos digitais que se convertam em vendas

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Considerado um bicho de sete cabeças por uns e amado por outros, a produção de conteúdo para a internet é uma incógnita na vida de muitas empresas brasileiras. Em uma plateia formada por social medias e empreendedores, o painel “Como Criar Conteúdos Onlines que Vendem Produtos / Serviços, mas Parecem que Não Estamos Vendendo” apresentado na quinta (28), na Campus Party, em São Paulo, pareceu aliviar um pouco das dúvidas.

A conversa foi guiada por Maira Reis, do site Conteúdo A e do Reversa, portais focados em comunicação institucional e cultura LGBT. Atualmente, a jornalista também trabalha como social media e já liderou projetos de comunicação de marcas como União, Samsung e Askov.

Para começo de debate, ela foi muito clara: É preciso estabelecer prioridades. Vendas ou engajamento na web? A solução desta equação foi apresentada em dicas muito claras:

1. Crie boas histórias on-line

Você deve fazer um planejamento a longo prazo. De acordo com Maira, o primeiro passo de um criador de conteúdo deve ser avaliar o que está em debate: acessar ferramentas como Google Trends e os trending topics do Twitter é fundamental. Saber o que está sendo falado e conseguir se encaixar nesta linha de discurso. “Boas histórias são sempre compartilhadas, e utilizar a comparação e metáforas ajuda o leitor a entrar no discurso”, detalha Maira.

2. Nuvem de tags

Uma importante etapa – e muitas vezes ignorada – é o tagueamento do conteúdo no Google e nas redes sociais. Determine palavras-chave de seu texto, e faça uma busca direta no Adwords e no Google Trends. As ferramentas vão sinalizar, numericamente, o quanto e quais são os dias e horários de picos daquele assunto.

3. Título incrível

“Sabem as revistas de fofoca? Elas são as melhores aqui”, lembra Maira, entre risos. Parece uma dica inesperada, mas não entregar tudo no título de seu post (seja ele no Facebook, blog ou até mesmo Twitter) deve ser uma prática importante. “A informação não pode estar completa no título, para que a pessoa se sinta despertada a clicar”, completa Maira.

Uma boa prática aqui, segundo a palestrante, é fazer 10 variações de possíveis títulos e eleger o melhor ao final.

4. Conteúdo viral

Analisar os memes em destaque e encaixá-los ao seu negócio é trivial para o sucesso na web. “O exemplo mais clássico é um gato: todos se sentem seduzidos pela fofura e clicam nele sem pensar. É como uma piada ruim – você sabe que não é nada demais, mas gosta de ver”, indica a social media.

5. E as vendas?

Após essas dicas de produção de conteúdo, o peixe está em suas mãos: produzir conteúdo para a web deve ser mais do que número de compartilhamentos no Facebook. Ele deve gerar engajamento contínuo da página, seduzir os usuários para que acompanhem a sua loja virtualmente e, sempre, tentar surpreendê-lo. “Com conteúdo, as vendas e os acessos virão naturalmente. Planejamento é o segredo do sucesso. Venda um produto que faça sentido na vida das pessoas – nem que você, através da sua criação, faça essa necessidade”, encerra Maira.

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