Valendo-se apenas de alguns minutos de atenção e um pouco de paciência é possível economizar mais de 90% com o valor da conta do telefone celular no final do mês. A "mágica" consiste somente em encontrar e assinar um plano ideal, adequado ao seu o perfil de consumo.
Levantamento da Associação Brasileira de Defesa do Consumidor (Pro Teste) mostra que um usuário paranaense pode gastar entre R$ 70 e R$ 793,80 em um mês, dependendo do plano que tem com a sua operadora, realizando o mesmo número de ligações. A diferença de 1.034% existe porque as operadoras trabalham com diversas variáveis, como tarifas promocionais, horários em que as ligações são feitas, ligações para outras operadoras, mensagens de texto SMS ou tráfego de dados. Com isso, ultrapassar o limite de minutos da franquia previstos no plano ou fazer um elevado número de chamadas interurbanas em um plano ajustado para ligações locais, por exemplo, pode representar uma verdadeira armadilha para o seu bolso.
Portanto, pode parecer óbvio, mas ler a conta com atenção é o primeiro passo para começar a economizar. Com as informações disponíveis na fatura é possível perceber, por exemplo, se o volume de minutos do plano está sendo subutilizado o que, na prática, significa que você está pagando por um serviço que não usa. O contrário também é comum. Muitas vezes, o minuto extra é mais caro que os minutos da franquia do plano, o que contribui para encarecer a conta no fim do mês. Cobrança indevida
Ao ler a fatura também é possível verificar se há cobranças indevidas por ligações não efetuadas, por serviços não solicitados ou ainda desperdício com o pagamento de serviços que são pouco ou quase nunca usados, como assinatura de serviços de mensagem SMS ou tráfego de dados.
Outra dica para reduzir o valor da fatura é aproveitar as promoções oferecidas pelas operadoras, principalmente aquelas que garantem preços reduzidos para chamadas dentro da mesma rede. A concentração de familiares, amigos e colegas de trabalho numa mesma operadora pode render bons descontos. Se isso for impossível, uma alternativa é usar vários chips, um para falar com cada grupo de pessoas, de acordo com as operadoras. Para saber onde estão essas oportunidades, procure as lojas ou busque informações nos sites ou Serviços de Atendimento ao Consumidor (SACs) das próprias empresas.
"A dica para economizar é simples: não durma com o plano que você está. Busque sempre uma opção que se adapte melhor ao seu perfil de uso", recomenda o presidente da consultoria de telecomunicações Teleco, Eduardo Tude.
Foi isso o que fez o analista de informática Eduardo Lima. Insatisfeito com o serviço e o valor da sua conta de celular, ele aceitou a proposta de outra operadora e mudou de plano. A grande vantagem foi deixar de pagar pelas ligações para as pessoas com quem ele mais fala, em especial às "horas" que passa diariamente no celular conversando com sua namorada Fernanda Camile Araújo.
Com um plano conjunto, em que as ligações entre eles são de graça, o gasto médio mensal com a conta de telefone caiu de R$ 320 para R$ 200, uma economia de 37,5%. Eduardo garante que a "estratégia" gerou benefícios ao namoro. "Com o dinheiro que sobra podemos sair mais ou posso levá-la para jantar", conclui.
Portabilidade cara
Ao mesmo tempo em que deixa o consumidor livre para trocar de operadora quando bem entender em busca de promoções ou tarifas mais baixas, a portabilidade numérica também exige atenção do usuário. Isso porque, em troca das tarifas reduzidas, as operadoras geralmente colocam "cláusulas de fidelidade" que obrigam o cliente a permanecer com o plano por até 24 meses.
Assim, antes de solicitar a mudança de um plano ou a portabilidade numérica veja se o seu contrato prevê esse tipo de cláusula. Neste caso, avalie se a mudança compensa, já que a multa contratual pode tornar a migração ainda mais cara do que o valor a ser economizado mensalmente.
Colaborou Franciele Ciconetto
Serviço:
Para encontrar o plano ideal de acordo com o seu perfil de consumo acesse o simulador da Pro Teste no endereço: http://vai.la/1xPx