Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Gestão

Como tirar a estratégia do papel

O consultor Bill Taylor, há 17 anos radicado em Curitiba: solução é unificar metas | Priscila Forone/ Gazeta do Povo
O consultor Bill Taylor, há 17 anos radicado em Curitiba: solução é unificar metas (Foto: Priscila Forone/ Gazeta do Povo)

Ainda que muitas empresas possuam um planejamento estratégico, a maior parte delas não consegue im­­­­plementá-lo. Essa é a conclusão de uma pesquisa da revista norte-ame­­ricana Forbes, feita com as 500 maio­­res empresas dos Estados Uni­­dos: 84% afirmaram ter uma estratégia, mas apenas 14% disseram que conseguem colocá-la em práti­­ca. Para o argentino Bill Taylor, ex-presidente da Coca-Cola no Brasil, a solução para o problema é a unificação das metas dentro das organizações.

No próximo dia 9 de novembro, Taylor, atualmente consultor empresarial, falará sobre esse tema no Fórum de Marketing e Negócios do Paraná, promovido pelo Grupo Positivo, em Curitiba. Segundo ele, a principal mudança que precisa ocorrer dentro de uma empresa é a convergência dos medidores dos objetivos.

"Quanto mais metas individuais, maiores os conflitos. Todos precisam ter o mesmo medidor e incorporar a visão da empresa. Desta forma, os departamentos estarão alinhados", defende. Na opinião de Taylor, as empresas deveriam adotar seis medidores globais de desempenho. São eles: valor agregado, qualidade, velocidade de resposta, confiabilidade, controle mensal de despesas operacionais e maximização do retorno.

Comunicação

Com 32 anos de carreira, dos quais 23 dedicados à Coca-Cola, Taylor diz que o grande obstáculo na gestão das empresas é a dificuldade em transmitir as diretrizes a funcionários em cargos inferiores. "As companhias espalhadas pelo mundo têm estratégias, mas existe um vácuo entre ter e implantar. Dentro das empresas, acaba que cada departamento funciona como um ilha e age de forma individual. Pou­cas companhias no mundo conseguem implantar com competência seu planejamento", afirma o consultor, que há 17 anos está radicado em Curitiba.

Segundo Taylor, a situação no Bra­­sil é ainda pior do que no resto do mundo, apesar dos avanços recentes. "A tradição de estratégia nos Es­­­­tados Unidos é mais antiga. Mas o brasileiro é um povo jovem que quer aprender. O país vive um mo­­mento espetacular e a situação es­­tá mudando rapidamente por aqui", diz.

Fórum

A programação do Fórum conta ain­­da com uma série de palestras voltada para a apresentação de propostas, ideias e projetos na área de estratégia, temática central desta edição do evento. Além de Tay­­lor, também estão confirmadas as presenças do diretor de marketing da Rede Globo, Anco Saraiva, e do diretor on-line da Google para América Latina, John Ploumitsakos.

O superintendente corporativo de marketing do Grupo Positivo, Ro­­­­gério Mainardes, ressalta que o Fó­­­­rum consegue propor soluções de pontos de vista diferentes. "Nós te­­re­­mos palestra sobre a estratégia da maior rede de comunicação de mas­­­sa (Rede Globo), assim como de quem trabalha com comunicação segmentada (Google). Ou seja, o pú­­blico poderá verificar que um meio pode complementar o outro e que as estratégias precisam ser revistas."

Serviço:

O Fórum de Marketing e Negócios do Paraná ocorre na Universidade Positivo nos dias 8 e 9 de novembro, das 8h30 às 18h30.

Mais informações pelo telefone (41) 3373-3330 ou no site www.forumdemarketing.com.br.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.