Gargalos de estrutura atrapalham crescimento

Terceira cidade do Sul do País, Londrina é destaque em diversos setores, como os da tecnologia, universidades, áreas médica e odontológica e agronegócio. Mas algumas deficiências de infra-estrutura impedem que o turismo de negócios seja ampliado. Um dos problemas, segundo Cristiano Feijó, é a falta de um ILS – equipamento que auxilia pousos e decolagens – no aeroporto local. Outro gargalo é a falta de um centro de convenções, para atender eventos de grande porte, com mais de quatro mil pessoas. "Londrina é forte em muitas características, mas ainda peca em fatores que podem ser definitivos", disse Cristiano Feijó, gestor executivo do Londrina Visitors Convention Bureau.

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Apesar das incertezas em relação aos efeitos da crise financeira global, as companhias aéreas estão de olho no mercado londrinense. A Gol Linhas Aéreas Inteligentes já ampliou o número de vôos, a Varig voltou a operar por aqui e a nova Azul Linhas Aéreas, que pretende colocar no ar o primeiro vôo até dezembro, já manifestou interesse em aterrissar na cidade. Também operam em Londrina (Norte do Paraná) as companhias TAM e Trip. O aquecimento encontra respaldo sobretudo nos setores ligados ao turismo de eventos, que têm observado forte crescimento.

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Desde o último dia 19, a Gol passou a oferecer o primeiro vôo entre Londrina e São Paulo, com destino ao Aeroporto de Congonhas, sem escalas. Os vôos são diários, com partidas às 5 horas, inclusive nos finais de semana. Segundo a assessoria de imprensa da companhia, os preços partem de R$ 209.

A Infraero também informou que a Varig, que pertence ao mesmo grupo da Gol, voltou a operar na cidade. Segundo o superintendente da Infraero, Haroldo Novak, há dois meses é oferecido um vôo também para Congonhas, com escala em Curitiba, com saída às 13h50.

Já a Azul Linhas Aéreas está em fase final de certificação junto Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e espera começar a voar até o final do ano. No último dia 14, o diretor de Relações Institucionais da companhia, Adalberto Febeliano, citou à Agência Estado algumas rotas que estão nos planos da empresa, incluindo três vôos diários entre Londrina e o Rio de Janeiro. Outros vôos citados foram Manaus-Foz do Iguaçu e Manaus-Salvador.

Na quinta-feira (30), a assessoria de imprensa da Azul não confirmou oficialmente a vinda para Londrina, mas, segundo Novak, a empresa já solicitou a reserva de espaço no aeroporto local para check in, loja e escritório.

Atração

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O aumento no número de vôos facilita a atração de eventos para Londrina. Segundo o gestor executivo do Londrina Visitors Convention Bureau, Cristiano Feijó, os participantes de congressos e outros eventos ligados a empresas são parte importante do movimento do aeroporto e dos hotéis da cidade. "Neste ano a previsão é de fechar com cerca de 1,1 mil eventos de negócios em Londrina. No ano passado foram cerca de 800."

A entidade já está analisando quem é o turista que vem para Londrina, com uma pesquisa em hotéis, rodoviária e aeroporto. "No aeroporto são pessoas com alto poder aquisitivo, de classes altas e quem estão chegando cada vez mais", afirmou. Segundo ele, a previsão é fechar o ano com 530 mil passageiros. "Nunca foi registrado um número desse", comemorou.

Gol anuncia hangar na cidade

A Gol anunciou nesta semana que terá um hangar de manutenção no Aeroporto de Londrina. A área já está funcionando e realiza revisão e reparos de carenagem interna e confecção de carpetes e capas de revestimento das poltronas das 104 aeronaves da companhia aérea e também da Varig.

"Anteriormente, a manutenção dos interiores era realizada por empresas terceirizadas. Com a criação do hangar de manutenção de interiores, a Gol investe em mão-de-obra especializada e desenvolve técnicas de produção próprias para atender às suas necessidades específicas" afirma Fernando Rockert de Magalhães, vice-presidente Técnico da Companhia, em nota enviada pela assessoria de imprensa.

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Na quinta-feira, a assessoria não soube informar quantos e se já foram contratados os funcionários para o local. Apenas informou que o hangar é homologado pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) para realizar a manutenção do interior de todos os modelos de aeronaves Boeing; e que futuramente ampliará o atendimento a outras companhias aéreas.