Gargalos de estrutura atrapalham crescimento
Terceira cidade do Sul do País, Londrina é destaque em diversos setores, como os da tecnologia, universidades, áreas médica e odontológica e agronegócio. Mas algumas deficiências de infra-estrutura impedem que o turismo de negócios seja ampliado. Um dos problemas, segundo Cristiano Feijó, é a falta de um ILS equipamento que auxilia pousos e decolagens no aeroporto local. Outro gargalo é a falta de um centro de convenções, para atender eventos de grande porte, com mais de quatro mil pessoas. "Londrina é forte em muitas características, mas ainda peca em fatores que podem ser definitivos", disse Cristiano Feijó, gestor executivo do Londrina Visitors Convention Bureau.
Apesar das incertezas em relação aos efeitos da crise financeira global, as companhias aéreas estão de olho no mercado londrinense. A Gol Linhas Aéreas Inteligentes já ampliou o número de vôos, a Varig voltou a operar por aqui e a nova Azul Linhas Aéreas, que pretende colocar no ar o primeiro vôo até dezembro, já manifestou interesse em aterrissar na cidade. Também operam em Londrina (Norte do Paraná) as companhias TAM e Trip. O aquecimento encontra respaldo sobretudo nos setores ligados ao turismo de eventos, que têm observado forte crescimento.
Desde o último dia 19, a Gol passou a oferecer o primeiro vôo entre Londrina e São Paulo, com destino ao Aeroporto de Congonhas, sem escalas. Os vôos são diários, com partidas às 5 horas, inclusive nos finais de semana. Segundo a assessoria de imprensa da companhia, os preços partem de R$ 209.
A Infraero também informou que a Varig, que pertence ao mesmo grupo da Gol, voltou a operar na cidade. Segundo o superintendente da Infraero, Haroldo Novak, há dois meses é oferecido um vôo também para Congonhas, com escala em Curitiba, com saída às 13h50.
Já a Azul Linhas Aéreas está em fase final de certificação junto Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e espera começar a voar até o final do ano. No último dia 14, o diretor de Relações Institucionais da companhia, Adalberto Febeliano, citou à Agência Estado algumas rotas que estão nos planos da empresa, incluindo três vôos diários entre Londrina e o Rio de Janeiro. Outros vôos citados foram Manaus-Foz do Iguaçu e Manaus-Salvador.
Na quinta-feira (30), a assessoria de imprensa da Azul não confirmou oficialmente a vinda para Londrina, mas, segundo Novak, a empresa já solicitou a reserva de espaço no aeroporto local para check in, loja e escritório.
Atração
O aumento no número de vôos facilita a atração de eventos para Londrina. Segundo o gestor executivo do Londrina Visitors Convention Bureau, Cristiano Feijó, os participantes de congressos e outros eventos ligados a empresas são parte importante do movimento do aeroporto e dos hotéis da cidade. "Neste ano a previsão é de fechar com cerca de 1,1 mil eventos de negócios em Londrina. No ano passado foram cerca de 800."
A entidade já está analisando quem é o turista que vem para Londrina, com uma pesquisa em hotéis, rodoviária e aeroporto. "No aeroporto são pessoas com alto poder aquisitivo, de classes altas e quem estão chegando cada vez mais", afirmou. Segundo ele, a previsão é fechar o ano com 530 mil passageiros. "Nunca foi registrado um número desse", comemorou.
Gol anuncia hangar na cidade
A Gol anunciou nesta semana que terá um hangar de manutenção no Aeroporto de Londrina. A área já está funcionando e realiza revisão e reparos de carenagem interna e confecção de carpetes e capas de revestimento das poltronas das 104 aeronaves da companhia aérea e também da Varig.
"Anteriormente, a manutenção dos interiores era realizada por empresas terceirizadas. Com a criação do hangar de manutenção de interiores, a Gol investe em mão-de-obra especializada e desenvolve técnicas de produção próprias para atender às suas necessidades específicas" afirma Fernando Rockert de Magalhães, vice-presidente Técnico da Companhia, em nota enviada pela assessoria de imprensa.
Na quinta-feira, a assessoria não soube informar quantos e se já foram contratados os funcionários para o local. Apenas informou que o hangar é homologado pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) para realizar a manutenção do interior de todos os modelos de aeronaves Boeing; e que futuramente ampliará o atendimento a outras companhias aéreas.
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