Os resultados das empresas de petróleo e gás Barett Corp Barrett Corp e Unit Corp para este trimestre mostram que elas foram afetadas por baixas contábeis e despesas em resultado das quedas dos preços das commodities. Ambas fizeram uma previsão sombria para 2009.

CARREGANDO :)

A Parker Drilling, que divulgou resultados melhores que o esperado, também previu lucros abaixo das expectativas para o primeiro trimestre e afirmou esperar que os grandes negócios no Golfo do México caiam significativamente em 2009.

O setor de energia foi duramente atingido pela queda dos preços de gás e petróleo e pela crise de crédito global, o que forçou muitas empresas a cortar os gastos neste ano, reduzindo a produção para proteger a margem de lucro.

Publicidade

Na Europa, o grupo de engenharia norueguês Aker Solution, fornecedor do setor de petróleo e gás, teve uma queda grande nos lucros do quarto trimestre.

No entanto, manteve suas estimativas para 2009, dizendo que ainda é cedo para dizer como a crise financeira vai afetar os seus negócios.

A Bill Barrett cortou seus gastos em 2009 para 350 milhões de dólares --uma redução de 42 por cento em relação aos 601 milhões gastos em 2008.

"Esperamos um período de crescimento no fornecimento, em relação a 2008, aliviando a pressão de baixa nos preços durante os meses do verão e do inverno de 2009", disse Fred Barrett, diretor-executivo da empresa, durante uma teleconferência com analistas. A Bill Barrett também reduziu sua meta de produção para 2009.

A Tulsa, unidade da Unit Corpo em Oklahoma, disse esperar que a extração seja reduzida. Ela planeja escavar somente cerca de 175 poços em 2009, o que equivale a 37 por cento dos níveis de 2008.

Publicidade

"Esperamos que a volatilidade pare e os índices caiam em 2009", disse Lewis Kreps, analista da Jesup and Lamont Securities.

A Unit Corp disse que adiou a construção de cinco poços de extração, além de cancelar a construção de outros três.

Veja também
  • Empresas anunciam cortes de 7 mil vagas no mundo
  • Tesouro dos EUA pode pedir concordata de GM e Chrysler
  • Crise põe em risco projeto de ponta da Embraer
  • Líderes europeus reiteram necessidade de supervisão de mercados
  • Desemprego deve atingir mais 700 mil alemães em 2009