Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
palestras

Compartilhar histórias vira negócio

 | Hugo Harada/Gazeta do Povo
(Foto: Hugo Harada/Gazeta do Povo)

Para uma trupe de designers gráficos e digitais de Curitiba, mais do que conhecimento e boa oratória, um bom palestrante precisa mesmo é ter experiência para compartilhar. O resto pode ser construído com uma boa apresentação e treinamento. Lançada nesta semana, uma parceria entre as empresas Inspiradores, The Cave e Looks pretende entrar no mercado de palestras com uma nova proposta: formar um time de inspiradores que possam envolver o ouvinte em um evento ou treinamento pela sua vivência.

A ideia surgiu de um bate papo informal sobre o setor no país, em que 87% das empresas participam como contratantes, de acordo com dados da Associação Brasileira de Treinamento e Desenvolvimento. A estimativa é que a atividade movimente R$ 100 milhões no Brasil e US$ 12 milhões no mundo.

“Aqui o mercado tem dois extremos: de um lado, cachês caríssimos de nomes estrelados, e do outro, palestrantes teóricos, que expõem seus conhecimentos, mas com a prática limitada”, observa o executivo Allan Costa, sócio dos três empreendimentos. A proposta da Inspiradores é construir uma equipe para compartilhar realizações e, assim, influenciar pessoas pelo exemplo.

O trabalho da empresa é localizar esses nomes potenciais – em pesquisas na internet e indicações– e prepará-los para contar suas histórias. É onde entram os profissionais da The Cave e da Looks. A primeira é especializada em apresentações, que podem ser em formato de palestras, com recursos tecnológicos para apresentação de um produto ou projeto. E a Looks assume a produção dos vídeos do palestrante, que é publicado no site da Inspiradores, na primeira versão do compartilhamento da experiência dele. “Boas histórias sempre valem a pena serem contatadas, por isso estão no site. Para as empresas, nas palestras contratadas, o desafio é fazer outros formatos, com novos conteúdos”, diz Costa.

Sem custo

A preparação do palestrante e a pré-produção do material são assumidos pela Inspiradores, sem custo para o novo nome, que será lançado no mercado. A agência ganha no comissionamento das palestras vendidas. O portfólio inclui profissionais liberais, empreendedores, esportistas, educadores e ativistas, sem limitações de áreas de atuação.

O objetivo é atender a diversos setores contratantes, que vem, ao longo dos anos, investindo em palestras para formação e motivação das equipes no lugar de treinamentos mais longos, formais e, por consequência, caros.

“Sem essa conversa de superação”

A palestra de 15 minutos de Rafael Bonfim (foto), cadeirante e ativista pela inclusão dos portadores de necessidades especiais, é um exemplo do perfil de palestrante que a Inspiradores quer colocar no mercado: gente que é capaz de motivar a partir do compartilhamento da sua experiência de vida. Uma paralisia cerebral durante o nascimento afetou a capacidade motora de Bonfim, que sempre usou cadeira de rodas. Sua condição física acabou sendo o ponto de partida para uma história de sucesso. “Sem essa conversa de superação. As pessoas devem aproveitar o que não podem mudar nelas mesmas para crescer e transformar sua realidade”, diz o empreendedor, sócio da publicação Super Normais, projeto que defende o protagonismo do portador de deficiência.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.