O mercado exige cerca de 20 competências dos profissionais, mas não adianta querer ser especialista em todas elas. O certo é ter um mínimo de habilidade em cada uma e investir mais nas que a empresa precisa.
1. EmpreendedorismoIdentificar novas oportunidades de ação.2. Trabalhar sob pressãoSelecionar alternativas de forma perspicaz e implementar soluções após reflexão.
3. ComunicaçãoOuvir, processar e compreender o contexto da mensagem e expressar-se de diversas formas.
4. Criatividade e inovaçãoConceber soluções inovadoras para as situações.
5. Cultura da qualidadeBusca contínua das necessidades dos clientes.
6. Dinamismo, iniciativaAtuar de forma pró-ativa diante de situações diversas.7. Flexibilidade e adaptação a mudançasAdaptar-se às diferentes exigências do negócio.
8. LiderançaCatalisar esforços grupais para atingir os objetivos.9. Motivação e energia para o trabalhoDemonstrar interesse pelas atividades.
10. NegociaçãoOuvir o outro para ter equilíbrio de soluções nas propostas apresentadas.
11. OrganizaçãoOrganizar as ações de acordo com o planejado.
12. PlanejamentoPlanejar o trabalho para atingir resultados por meio de prioridades.
13. Acompanhamento e controleAcompanhar as atividades de sua responsabilidade.
14. DiscernimentoEstabelecer e cumprir prioridades.
15. Relacionamento interpessoalInteragir com pessoas de forma empática.
16. Tomada de decisãoAnalisar problemas e situações e selecionar alternativas.
17. Visão sistêmicaPerceber a integração das partes que compõem o todo.
18. Análise e solução de problemasPrever e/ou identificar problemas, analisando as causas e as conseqüências.
19. DelegaçãoCompartilhar atividades e responsabilidades com pares, superiores e colaboradores.
20. Trabalho em equipeManter uma postura profissional participativa e colaboradora.
21. Administração de conflitosEnfrentar e resolver situações de conflito, analisando as variáveis envolvidas.
22. Controle e equilíbrio emocionalExpressar seus sentimentos de forma adequada às diversas situações.