Ficha técnica
O i1 é o primeiro smartphone comercializado pela Nextel no Brasil com o sistema operacional Android. O aparelho tem ainda:
Tela touchsreen;
Memória expansível de 8GB;
Wi-fi e bluetooth;
Ferramenta Swype, que facilita a digitação de textos em tela touchscreen;
Câmera de 5 MP com flash, geo-tagging e orientação panorâmica;
Navegador Opera Mini previamente instalado, assim como aplicativo para Facebook e serviço de navegação veicular GPS Nextel;
Nextel Live, um widget na tela principal do celular que oferece notícias, informações sobre esportes, política e estilo de vida.
Preço sugerido: a partir de R$ 999.
O Motorola i1 tem tantas funções que, de tempos em tempos, você precisa lembrar que ele também funciona via rádio. O aparelho recém-lançado pela Motorola é o primeiro smartphone com push-to-talk (PTT) e sistema operacional Android disponível na América Latina. A plataforma criada pela Google é intuitiva, simples de usar, e oferece milhares de aplicativos gratuitos basta acessar o Android Market e escolher , o que pode ser muito útil para quem acessa redes sociais via celular.
Mais fácil ainda é a vida de quem já usa o Gmail: basta configurar o telefone com a sua senha que ele reconhece seus contatos, acessa e-mails e outras ferramentas do Google, como Google Talk e Google Maps, por exemplo. O i1 também já tem instalado o navegador Opera Mini e um aplicativo para Facebook mas ele tem funções limitadas, para a maioria delas, é apenas um atalho para o navegador.
Vale lembrar, no entanto, que no caso da Nextel, a internet funciona via rede 2G e por isso, a velocidade não é o seu forte. Uma boa alternativa é acessar a web e baixar aplicativos usando wi-fi onde a rede estiver disponível.
O i1 tem 8 GB de memória expansível, tocador de MP3 e uma câmera de 5 MP com orientação panorâmica e geo-tagging (ferramenta que marca a localização geográfica de onde a foto foi tirada).
Para escrever
O maior diferencial do i1, no entanto, parece ser o recurso de digitação em Swype, tecnologia que facilita a escrita em aparelhos touchscreen. Ao invés de clicar, o usuário forma as palavras arrastando o dedo de uma letra a outra. O telefone "adivinha" qual a palavra desejada com uma certa precisão assim como o T9, na maioria dos casos ele te dá uma lista de opções.
Os criadores da tecnologia dizem que ela aumenta a velocidade de digitação de uma mensagem em até 30%. No começo, parece complicado manter o dedo fixo na tela para deslizá-lo até encontrar as letras, que muitas vezes ficam "escondidas" pela própria mão. Mas, com o costume, você passa a se perguntar como vivia sem a ferramenta antes.
No material de divulgação do telefone, o diretor de marketing da NII Holdings, controladora da Nextel no Brasil, Greg Santoro, diz que o aparelho é ideal para usuários "fascinados por inovação e que precisam utilizar o smartphone para se manterem conectados do tempo todo". Parece que ele tem razão. Então, controle o vício!
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast