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Compra da Webjet pode baixar passagens

“O que fizemos foi gerar uma eficiência que as empresas não criaram com a fusão. Agora, a ociosidade vai ter um custo, que é a perda dos slots não utilizados.”Ricardo Machado Ruiz, conselheiro do Cade. | Divulgação
“O que fizemos foi gerar uma eficiência que as empresas não criaram com a fusão. Agora, a ociosidade vai ter um custo, que é a perda dos slots não utilizados.”Ricardo Machado Ruiz, conselheiro do Cade. (Foto: Divulgação)

O Conselho Administrativo de Defesa da Concorrência (Cade) aprovou ontem, por unanimidade, a compra da Webjet pela Gol. Com isso a Webjet deve ser extinta e sua frota, incorporada à da Gol. No entanto, os conselheiros condicionaram a aprovação à obrigação da empresa de manter eficiência mínima de 85% de sua operação no aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro. Na prática, a empresa terá de usar, pelo menos, 85% dos slots (faixas de horário) que possui no terminal. O acordo poderá resultar em redução nos preços das passagens da ponte aérea entre o Rio e São Paulo.

A análise da concentração no setor de transporte aéreo feita pelo conselheiro Ricardo Machado Ruiz mostrou que o maior impedimento à participação de novos concorrentes nesse mercado é a indisponibilidade de espaços para embarque e desembarque de aeronaves – os chamados slots – nos aeroportos mais importantes do país. De acordo com ele, há uma falta de slots em horários atrativos nos aeroportos de Brasília, Curitiba, Campinas, Confins, Guarulhos e Galeão, mas a situação é mais crítica no Santos Dumont e em Congonhas. Nos seis primeiros aeroportos, ainda seria possível a participação de uma nova companhia do porte da Webjet, mas o Santos Dumont e Congonhas já têm suas capacidades alocadas em 90% e 97%, respectivamente.

Eficiência

"O que fizemos foi gerar uma eficiência que as empresas não criaram com a fusão. Agora, a ociosidade vai ter um custo, que é a perda dos slots não utilizados", explicou o conselheiro. "A companhia vai ter de decolar de qualquer jeito, então ela terá de fazer um esforço para vender o maior número de passagens possível, o que deve ter impacto nos preços cobrados", completou. Nas contas do Cade, depois da fusão, a companhia tem 142 slots no Santos Dumont.

O conselheiro disse ainda que a elevação da eficiência da Gol/Webjet no Santos Dumont deverá ter um impacto semelhante em Congonhas, apesar de o órgão antitruste não ter incluído o aeroporto paulista no Termo de Compromisso de Desempenho assinado pela empresa. "Mais de 40% do tráfego da companhia que chega ou sai do Santos Dumont refere-se à ponte aérea, então o esforço feito no Rio deverá se repetir em São Paulo", concluiu.

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