Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
internet

“Compre também, que aí tem desconto!”

Entenda como funciona o processo de compra nos sites de descontos |
Entenda como funciona o processo de compra nos sites de descontos (Foto: )

A mania norte-americana das compras coletivas chegou de vez ao Brasil e a Curitiba. Pioneiro no país, o site Peixe Urbano (www.peixeurbano.com.br) chegou ao Paraná há pouco mais de um mês e já ganhou a companhia do ClickOn (www.clickon.com.br). O portal Imperdível (www.imperdivel.com.br) e o Clube Urbano, do grupo americano GruponCompany, também já anunciaram que em breve passarão a oferecer ofertas para a capital paranaense e outras cidades do interior do estado. Os sites prometem descontos que chegam a até 90% em serviços de todos os tipos. Mas o preço especial só tem validade se um número mínimo de usuários comprarem a oferta.Para isso, vale o boca a boca e, principalmente, o poder das mídias sociais, nas quais o próprio usuário faz a "propaganda" da oferta e do serviço. "Essa é a primeira ferramenta que resolve o grande dilema de levar o internauta ao ponto de vendas, usando com eficiência a internet 3.0", argumenta o presidente do ClickOn, Marcelo Macedo, que esteve em Curitiba recentemente para negociar as primeiras ofertas na cidade. "Não vamos oferecer qualquer promoção. É preciso combinar três coisas: um serviço ou produto muito legal, com diferencial, uma promoção muito agressiva e a vontade de quem oferece de levar fluxo para sua loja", descreve.

Cinema e aulas

O ClickOn já funciona há alguns meses em São Paulo, e uma das ofertas de maior procura até hoje foi a de ingressos de cinema da rede Cinemark, vendidos a R$ 3,60 (o preço normal pode chegar a R$ 14). "Esgotamos os ingressos em 12 horas", conta. A oferta de ontem para Curitiba era uma aula de violão da escola Full Music por R$ 7 – o preço original era de R$ 37. No entanto, ainda eram necessárias duas adesões. O curso da XP Educação para aprender a investir na bolsa de valores, oferecido pelo Peixe Urbano por R$ 49 (normalmente custa R$ 250), no entanto, já tinha sua validade garantida por 1.141 vouchers vendidos.

Potencial

O ClickOn tem hoje 200 mil clientes cadastrados. A meta, diz Macedo, é chegar a 1 milhão quando o site completar 12 meses no ar. Para isso, uma equipe de representantes comerciais trabalha na prospecção de várias cidades brasileiras – nos próximos meses a novidade deve chegar ao Rio de Janeiro, Porto Alegre, Belo Horizonte, Brasília, Salvador, Recife e Fortaleza, pelo menos. Segundo Macedo, o grupo de investidores por trás da criação da ClickOn no Brasil também já faz planos para outros países da América Latina e México – também com a bandeira ClickOn – e prepara a entrada do site no ar na Austrália, Turquia, Índia e Emirados Árabes Unidos.

O Imperdível também tem planos de chegar não só a Curitiba, mas também às principais capitais brasileiras até o fim deste ano. O diretor do portal, Pedro Guimarães, define o site como um "canal de marketing direto" entre as pequenas e médias empresas de serviços e seus potenciais clientes. "De um lado, vamos buscar o internauta que, pelo hábito de pesquisar e se informar, normalmente procura desfrutar tanto de novos serviços quanto daqueles consagrados", diz. "Na outra ponta, temos os estabelecimentos comerciais que oferecem serviços de alto valor agregado e buscam ampliar sua base de clientes, fidelizá-los ou até mesmo avaliar como está o interesse e a aceitação pelo seu produto ou serviço", acrescenta.

O GroupOn foi inaugurado em 2008 nos Estados Unidos e entrou no Brasil com a aquisição do site ClubeUrbano – a compra foi realizada em junho, por valor não revelado. Segundo a própria companhia, a presença no Brasil faz parte de um plano agressivo de expansão global.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.