Os novos ocupantes do terreno de 7,3 mil metros quadrados da antiga revendedora de carros Garagem Moderna, vão mudar a cara do bairro Juvevê, em Curitiba. A incorporadora Cyrela Paraná vai construir ali o Urban Office & Hotel, complexo de 224 unidades comerciais, hotel com 196 quartos, duas torres com 188 apartamentos residenciais, além de estacionamento rotativo para 350 veículos.
O primeiro hotel da Cyrela em Curitiba será em sistema de condo-hotel, com um novo modelo de compra das unidades: o investidor paga metade durante a obra e o saldo pode financiar pelo sistema bancário ou reverter o rendimento da operação hoteleira para pagar a dívida. "É o primeiro modelo de financiamento hoteleiro do país", explicou o diretor-executivo Marlus Doria (foto) para a jornalista Anna Paula Franco.
Qual o conceito do empreendimento?
O projeto foi especialmente elaborado para a hotelaria, o que agrega muito mais vantagens na operação do negócio. Nesse ramo, a infraestrutura é o segredo para o bom desempenho do hotel. A unidade será administrada pela rede InterCity, presente em 12 cidades no Brasil e no Uruguai, especializada em hotelaria executiva e que vai operar aqui com a bandeira Premium. Outro diferencial é a extensão do serviço de hotelaria às unidades comerciais, com apoio para realização de eventos e atendimento de governança.
Quais os resultados previstos para o investidor?
O modelo de negócio para o investidor é inédito no país. A tabela base da incorporadora prevê o pagamento de metade da unidade durante as obras e o restante em um financiamento. Este poderá ser interno, na incorporadora, com prazo de até cinco anos; ou no sistema bancário, com prazo de dez anos. Assim, o investidor poderá usar o rendimento da operação hoteleira, previsto para 8% ao ano sobre o valor do investimento, para abater a dívida. Ele vai terminar de pagar quando o hotel já estiver em funcionamento. Se de um lado os investidores terão a segurança de um operador gabaritado, do outro os condôminos terão como gerentes e seu representante do negócio a empresa Jones Lang LaSalle Hotels, especializada na área de hotelaria, com experiência em diversos países.
Qual o valor da venda do empreendimento?
A Cyrela deve vender R$ 145 milhões apenas com o conjunto comerial, hoteleiro e de estacionamento, que será entregue no primeiro semestre de 2016. As torres residenciais devem estar prontas a partir do segundo semestre de 2016 e ainda não há projeção de comercialização para suas unidades.
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Moda do Sul
Marcas gaúchas e catarinenses de roupas vão participar pela primeira vez do Paraná Business Collection, evento que chega à sétima edição reunindo o melhor e mais criativo da indústria têxtil e do vestuário do estado. Estilistas dos três estados colocarão a moda inverno 2013 na passarela do Centro de Eventos da Federação das Indústrias, em Curitiba, entre os dias 6 e 10 de novembro.
O Paraná é o quarto maior polo produtivo do Brasil no ranking da Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (ABIT), respondendo por 8,74% do PIB do setor. A maior parte das seis mil fábricas é de micro e pequeno porte. A força de trabalho que elas reúnem chega a 98 mil postos.
Bike amiga
A Bicicletaria Cultural, de Curitiba, é vencedora do 2.º Prêmio Aliança de Empreendedorismo Comunitário na categoria empreendedor individual. Criada há pouco mais de um ano por iniciativa de um casal de cicloativistas o artista plástico Fernando Rosenbaum e a produtora cultural Tissa Valverde , o espaço nasceu para suprir a demanda por estacionamento seguro para bicicletas na região central da cidade.
A vocação criativa e o carisma dos proprietários transformaram o local em espaço de convivência para os amantes da bicicleta, agregando serviços como oficina colaborativa e aluguel de bikes, além de uma ampla agenda de encontros, palestras, fóruns e atividades culturais relacionadas à ciclocultura.
A Aliança Empreendedora, promotora do prêmio, é uma organização sem fins lucrativos (oscip) que trabalha com projetos de apoio a microempreendedores, implantação de negócios inclusivos junto a empresas e disseminação da cultura empreendedora no Brasil.
Ação Renault
Com dois anos de atividades no Brasil, o Instituto Renault soma investimentos de R$ 5,5 milhões em projetos sociais e de sustentabilidade que impactaram mais de 290 mil pessoas, segundo o relatório que a unidade paranaense da montadora francesa está divulgando.
O trabalho feito aqui resultou em prêmios como o Zilda Arns e está se tornando referência para seus pares de outros países. No ano passado o Brasil tornou-se o segundo maior mercado do mundo para o Grupo Renault.
Gosto francês
Os pães e bolos da marca francesa Jacquet serão produzidos em Guarapuava a partir do dia 8 de novembro, com a inauguração de uma fábrica às margens da BR 277. A unidade resulta da associação entre a Limagrain, que detém a marca, e o Grupo Guerra, de Pato Branco.
A empresa pretende abrir 100 postos de trabalho até o fim de 2013 em sua primeira unidade fora da Europa.
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