A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) revisou mais uma vez a previsão para a produção de grãos na safra 2010/2011, que deverá alcançar 161,5 milhões de toneladas - um volume recorde. Os dados foram divulgados hoje e fazem parte da nona pesquisa da safra da Conab. A previsão representa um aumento de 8,2% - ou cerca de 12,2 milhões de toneladas a mais - ante a safra anterior, que foi de 149,2 milhões de toneladas.
Segundo a Conab, a projeção divulgada hoje apontou alta de 1,25% ou o equivalente a 2 milhões de toneladas, ante o mais recente levantamento, realizado em maio. A área cultivada também deve apresentar crescimento na safra 2010/2011, com um aumento de 3 8%, atingindo 49,2 milhões de hectares, ou 1,82 milhão de hectares a mais em relação ao período 2009/10 (47,4 milhões de hectares).
Os técnicos da estatal explicam em comunicado que o aumento das áreas de cultivo do algodão, do feijão de primeira e segunda safra, da soja e do arroz foi o principal responsável pelo crescimento, além da boa influência do clima sobre o desenvolvimento das lavouras.
IBGE
Em outra projeção para a safra divulgada hoje, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) projeta uma safra agrícola de 161,2 milhões de toneladas em 2011, com aumento de 1 6% ante o levantamento de abril. Se confirmada, a produção será 7,8% superior à do ano passado, quando foi de 149,7 milhões de toneladas.
Menos é mais? Como são as experiências de jornada 4×3 em outros países
Banco americano rebaixa Brasil e sobe classificação das ações da Argentina
Ministro da Defesa diz que investigação vai acabar com suspeitas sobre Forças Armadas
Janja “causa” e leva oposição a pedir regras de conduta para primeiras-damas
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast