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Conar faz Peugeot alterar propaganda

Uma propaganda veiculada pela montadora francesa Peugeot em sua página da internet terá de ser retirada do ar de acordo com uma decisão do Conselho Nacional de Autorregulamentação Publi­citária (Conar). O órgão acatou representação feita pela Pro Teste, entidade de defesa do consumidor, que alega que o comercial induz o consumidor ao erro.

A propaganda anunciava a venda de veículos com taxa de juros zero, mas, segundo a Pro Teste, não informava o CET (Custo Efetivo Total), que traz um aumento no preço do financiamento que não é visível ao cliente.

Em maio, a entidade de defesa do consumidor fez uma análise nos sites de nove montadoras. Quatro ofereciam taxa de juros zero no financiamento e, destas, duas – Renault e Peugeot – escondiam o CET. A Renault retirou a propaganda do ar, mas a Peugeot a manteve.

A montadora não poderá entrar com recurso, porque a decisão do Conar foi unânime. De acordo com o jornal O Globo, a Peugeot oferecia os modelos 206 Sensation 1.4 Flex 3P 2008/2009 e Peugeot 207 XR 1.4 Flex 5P 2008/2009 em seu site. Os CETs que estavam na página da montadora eram de 15,72% ao ano e 19,03% ao ano, quando na realidade eram de 19,32% e 21,70%, respectivamente.

Comunicado

A Peugeot informou, em comunicado, que "não houve qualquer incorreção quanto às taxas de juros e Custo Efetivo Total anunciados e praticados, inexistindo inclusive cobrança de TAC (Taxa de Abertura de Crédito), contrariamente ao informado pela Pro Teste".

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