Uma propaganda veiculada pela montadora francesa Peugeot em sua página da internet terá de ser retirada do ar de acordo com uma decisão do Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (Conar). O órgão acatou representação feita pela Pro Teste, entidade de defesa do consumidor, que alega que o comercial induz o consumidor ao erro.
A propaganda anunciava a venda de veículos com taxa de juros zero, mas, segundo a Pro Teste, não informava o CET (Custo Efetivo Total), que traz um aumento no preço do financiamento que não é visível ao cliente.
Em maio, a entidade de defesa do consumidor fez uma análise nos sites de nove montadoras. Quatro ofereciam taxa de juros zero no financiamento e, destas, duas Renault e Peugeot escondiam o CET. A Renault retirou a propaganda do ar, mas a Peugeot a manteve.
A montadora não poderá entrar com recurso, porque a decisão do Conar foi unânime. De acordo com o jornal O Globo, a Peugeot oferecia os modelos 206 Sensation 1.4 Flex 3P 2008/2009 e Peugeot 207 XR 1.4 Flex 5P 2008/2009 em seu site. Os CETs que estavam na página da montadora eram de 15,72% ao ano e 19,03% ao ano, quando na realidade eram de 19,32% e 21,70%, respectivamente.
Comunicado
A Peugeot informou, em comunicado, que "não houve qualquer incorreção quanto às taxas de juros e Custo Efetivo Total anunciados e praticados, inexistindo inclusive cobrança de TAC (Taxa de Abertura de Crédito), contrariamente ao informado pela Pro Teste".
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast