A operação de postos de combustíveis por redes de supermercado gera críticas, como a da vereadora pelo PT de Curitiba Roseli Isidoro, autora de projeto de lei que proíbe a instalação de novas unidades em hiper e supermercados e shoppings. "(São) um desestímulo para que se abram mais postos nos locais onde eles são mais necessários na periferia das cidades", diz o projeto.
O Sindicombustíveis, que representa os proprietários de postos, classifica a operação como mais uma forma de concorrência desleal pois as varejistas podem baixar a margem do combustível e aumentar a de outros produtos no supermercado. Na outra ponta da cadeia de vendas, o diretor do sindicato das distribuidores regionais de combustíveis, Jefferson Rejaile, considera a concentração ruim para o mercado. "A postura dos supermercados no ramo de combustíveis é um pouco mais agressiva, o que diminui o poder de competição dos demais", diz.
"Nosso departamento tem metas de lucro separadas da dos supermercados", rebate o diretor do Carrefour Paulo Silveira. Ele lembra que a legislação estabeleceu um prazo para que os supermercados criem CNPJ próprio para seus postos, processo quase completo no Carrefour. Segundo Rejaile, o Paraná tem 588 postos registrados na ANP de propriedade de cerca de 450 empresários o que mostra que o segmento tem baixo índice de concentração. Segundo ele, as 30 distribuidoras regionais de combustível serão prejudicadas se aumentar a concentração de supermercados parceiros das 5 redes nacionais. (HC)
Julgamento do Marco Civil da Internet e PL da IA colocam inovação em tecnologia em risco
Militares acusados de suposto golpe se movem no STF para tentar escapar de Moraes e da PF
Uma inelegibilidade bastante desproporcional
Quando a nostalgia vence a lacração: a volta do “pele-vermelha” à liga do futebol americano
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast