Em meio a uma queda de quase 30% nas vendas de carros novos neste ano, as concessionárias de veículos de Curitiba e região metropolitana anunciaram nesta quinta-feira (12) a realização de uma semana de vendas com condições especiais, que incluem financiamento em até 60 meses e valor de entrada mais baixo que o exigido normalmente.
A iniciativa é da regional paranaense da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave-PR) e terá a participação de 96 lojas de 28 marcas, entre os dias 21 e 28 de março. A ação comercial abrange a venda de automóveis novos e seminovos e motos, além da prestação de serviços, como revisões e outros.
“Cada concessionária vai fazer sua promoção, com a liberdade de oferecer opções, como descontos e taxas de juros reduzidas”, disse o diretor geral da Fenabrave-PR, Marcos da Silva Ramos.
O evento tem R$ 10 milhões em crédito pré-aprovado pela Financeira Alfa. Segundo o superintendente regional da financeira, Aparecido Aquino, dependendo da situação cadastral do consumidor, o pagamento do veículo pode ser parcelado em até 60 vezes. Em financiamentos de até 48 meses, haverá a opção de pagamento da primeira parcela 60 dias após a compra.
A entrada mínima, que hoje dificilmente fica abaixo de 30% do valor do carro, será reduzida para 20%. “Dependendo do cadastro do cliente, a entrada pode cair até para zero”, diz Aquino.
Mercado em retração
Segundo a Fenabrave-PR, as concessionárias do Paraná venderam 31,9 mil automóveis e comerciais leves no primeiro bimestre deste ano, 28,1% menos que no mesmo período de 2014. A retração no estado foi mais forte que a da média nacional (-22,5%). As vendas de motos caíram 21,5% na mesma comparação, para 6,7 mil unidades. Em todo o país, a retração desse segmento foi de 20%.