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Concessionárias preparam promoções especiais para disputar novos taxistas

Fernando Camargo, gerente de vendas da Copava: concessionária oferece pacote de acessórios, incluindo taxímetro, com financiamento especial | Marcelo Andrade/ Gazeta do Povo
Fernando Camargo, gerente de vendas da Copava: concessionária oferece pacote de acessórios, incluindo taxímetro, com financiamento especial (Foto: Marcelo Andrade/ Gazeta do Povo)

A disputa pelos 750 novos táxis de Curitiba não se limita aos motoristas que aguardam uma placa própria há anos. As concessionárias da capital viram no crescimento da frota de "alaranjados" uma oportunidade de fazer novos negócios. Os benefícios oferecidos para os novos motoristas variam de desconto na pintura característica dos carros ao financiamento para instalação de taxímetro e gás natural.

A entrada das novas placas, a partir de abril, deve quase que dobrar o mercado de vendas de táxi em 2014. Na frota atual de 2,2 mil veículos, os carros são trocados a cada dois anos, em média. Para fisgar os motoristas, as lojas apostam em condições especiais de pagamento nos veículos e seus acessórios obrigatórios. "A ideia é conciliar o início da atividade com as condições especiais, já que eles terão de pagar os carros com os seus ganhos como taxistas", afirma o gerente de vendas especiais da Copava, Fernando Camargo.

A loja vai oferecer um pacote de acessórios com financiamento especial. Entre os itens como taxímetro, impressora de comprovante, equipamentos de comunicação e gás natural, o taxista pode gastar cerca de R$ 6 mil.

A adaptação do visual dos veículos também será facilitada. As concessionárias estão se preparando para colocar à disposição carros pintados ou plotados para pronta-entrega – em outras condições, os táxis demoram de 15 a 30 dias para ficar prontos. "É um trabalho que costuma ser contínuo, mas a entrada de uma série de novas placas na rua de uma vez só exige um esforço especial", explica o gerente comercial da Globo Renault, Fernando Sotomaior. A loja pretende custear parte da pintura dos veículos.

Showroom ambulante

O esforço vai além das condições de vendas e acessórios. As concessionárias também tentam laçar os taxistas com um serviço de pós-vendas especial.

"São carros que são usados ao extremo, com um gasto de manutenção maior que os carros usados por clientes tradicionais. O atendimento também tem que ser exclusivo", explica Sotomaior.

Mais do que o número das vendas, o táxi é visto pelos vendedores como um showroom ambulante – o que motiva as marcas a criar condições especiais para que suas lojas disputem o mercado. "Um bom carro da sua marca rodando o dia inteiro com várias pessoas pode conquistar novos clientes", completa Camargo.

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