A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) está analisando um pedido da Norte Energia S.A. (Nesa) para que o início da operação da usina de Belo Monte, no Pará, seja adiado em pelo menos um ano. A primeira turbina de Pimental deveria produzir energia em fevereiro de 2015, mas esse prazo precisaria ser estendido para abril de 2016. A sexta e última máquina de Pimental entraria em operação só em janeiro de 2017.
No caso de Belo Monte do Pontal, a geração comercial da primeira turbina iria de março de 2016 para março de 2017. A 18.ª máquina, que completa os 11.233 MW (8,7% do potencial de geração hoje instalado no Brasil), deve funcionar em janeiro de 2020.
O ofício afirma que o atraso se deveu a "fatos resultantes de atos do poder público, casos fortuitos e de força maior, excludentes de responsabilidade por parte da Norte Energia".
Os "atos do poder público" se referem à postergação do processo de licenciamento ambiental e às sucessivas ações do Ministério Público Federal contra o empreendimento.