O encerramento do contrato do governo do estado com o banco Itaú pode até ser um tema polêmico do ponto de vista contratual. Mas deve ser olhado de perto por quem quiser discutir os projetos em tramitação no Congresso, que dão ao trabalhador a chance de escolher onde receber o salário. Para estimular a transição das contas dos funcionários estaduais, o Banco do Brasil oferece um pacote que inclui isenção de tarifa por um ano, cartão de crédito com a primeira anuidade grátis e descontos em serviços como seguros. Provocado pela concorrência, o Itaú deu o troco e iniciou uma campanha que inclui outdoors para manter os clientes. A estratégia também mexe no bolso: oferece isenções e descontos para que os funcionários não fechem suas contas.

CARREGANDO :)

Transição

Até a semana passada, quase 90 mil funcionários do governo do estado já haviam aberto contas no Banco do Brasil. Eles fazem parte da primeira leva de 110 mil pessoas que têm os salários processados pela Secretaria da Administração. Aos poucos, o pessoal de autarquias e aposentados também terão de receber por um dos bancos federais. A mudança atingiu ainda os investimentos do governo do estado.

Publicidade

Recordes de Natal

O Shopping Estação resolveu não seguir seus congêneres Crystal, Mueller e Barigüi, que vão varar a madrugada da véspera de Natal com as portas abertas. Em compensação, adotou um horário estendido que vai das 9 horas de 23 até as 2 horas da manhã de 24, o que também não é pouco. A grande aposta do shopping não está no horário, mas na mudança de perfil operada desde a inauguração do Convention Center, há um ano. Os resultados já aparecem. No fim de semana passado, circularam por lá 135 mil pessoas, um aumento de 33,95% em relação ao mesmo fim de semana de 2004. A expectativa para este último fim de semana antes do Natal é de que o público passe das 140 mil pessoas.

365 dias de Pizza Hut

O norte-americano David Roberts foi eleito o Cliente do Ano da Pizza Hut no Brasil em um concurso de melhores histórias e levou o prêmio cobiçado por milhares de candidatos: terá um ano de pizza grátis. Roberts freqüenta a rede há 45 anos e conheceu pessoalmente seus fundadores, os irmãos Dan e Frank Carney. Em viagens ao México, Hong Kong e Taiwan, experimentou o prato predileto, mas boa parte do prêmio vai ser gasta na Pizza Hut Ecoville, em Curitiba, onde seus horários e preferências são conhecidos por todos os funcionários.

Sinta-se em casa...

Publicidade

O principal objetivo da recém-inaugurada Germânia Veículos é o mesmo de qualquer outra concessionária: vender carros, quantos forem possíveis. Mas, como a concorrência não é pequena, foi preciso investir em diferenciais, como o conforto dos potenciais compradores. Para começar, importaram da Volkswagen alemã o que há de mais moderno em design de concessionárias: pé-direito bem alto, nada de divisórias, vidros de fora a fora na fachada e abundância de tons claros. Do lado de fora, paisagismo – a Germânia está revitalizando a praça que fica ao lado, na Avenida Vítor Ferreira do Amaral, em Curitiba.

...em uma concessionária de veículos

A intenção, segundo o gerente geral Flávio Carvalho, é fazer de tudo para dar aos clientes e aos próprios funcionários uma constante sensação de leveza e tranqüilidade. O som ambiente será inaugurado esta semana. E nada de "bate-estaca": só se vai ouvir música clássica. Auto-intitulada "a mais moderna concessionária Volkswagen do Brasil", a Germânia tem equipamentos para resolver problemas de geometria em até 8 minutos, contra 20 dos concorrentes. O conceito de "limpeza", usado para definir a ausência de poluição visual, foi levado ao pé-da-letra: as paredes e até o piso da área de serviços foram pintados de branco. Tudo muito bonito, mas a idéia da Germânia não é, obviamente, ser somente uma concessionária-modelo. Um dos planos da empresa é conquistar a liderança do mercado curitibano nos próximos anos.

Comendador do comércio

À frente da Federação do Comércio do Estado do Paraná (Fecomércio-PR) e do Serviço Social do Comércio do Paraná (Sesc-PR) por 19 anos, o empresário Rubens Brustolin acaba de ganhar a maior homenagem do setor no país. A Confederação Nacional do Comércio concedeu-lhe a comenda da Ordem do Mérito Comercial. Foi a segunda da história da Fecomércio do Paraná. Em 1991, o homenageado foi o ex-presidente Osmário Zilli. "Fiquei surpreso, mas muito satisfeito", conta Brustolin, aos 81 anos, já aposentado e com planos de se dedicar à pescaria.

Publicidade