R$ 40 mil é a média do faturamento mensal de um estabelecimento em espaço urbano e de pequeno porte. Esses empreendimentos atraem um perfil de cliente formado por mulheres, jovens de 21 a 40 anos que procuram tratamentos de beleza e cuidados com o corpo. Os homens aparecem na pesquisa e representam 19% da clientela.
As clínicas de estética e spas do Paraná vêm adotando táticas mais agressivas para preservar a clientela. Não que o segmento esteja indo mal, pelo contrário: a previsão de crescimento para este ano no país é de 15%. Por aqui, entretanto, o relato é de estabilidade na demanda, uma sensação que pode ser consequência do grande número de concorrentes no estado. Não dá mais para ficar só no feijão com arroz nesse caso, massagem relaxante e drenagem linfática. A competição está levando os estabelecimentos a oferecer novidades, como pacotes para empresas, locação de espaço para ensaios fotográficos e até festas infantis.
O estado é o terceiro maior mercado do país para clínicas de estética e bem-estar, de acordo com a Associação Brasileira de Clínicas e Spas (ABCSpas). São cerca de 70 estabelecimentos, 7% do total nacional. É o suficiente para deixar o estado atrás apenas do Rio de Janeiro e de São Paulo no ranking de um setor cujo crescimento está atrelado ao estresse crescente enfrentado pelos habitantes das grandes cidades.
No caso do Spa Shinshindo, que tem três unidades em hotéis de Curitiba, além dos pacotes de massagem relaxante e banhos de ofurô, que fazem muito sucesso entre os clientes, estão festas que incluem até aluguel de limusine. A gerente, Rose Assumpção, explica que a receita é a oferta variada. "Oferecemos pacotes para empresas e promocionais para datas comemorativas. A gente também participa de eventos e faz festas infantis para crianças com mais de seis anos", afirma.
No pacote mais básico para fazer o aniversário no Spa, sem buffet, as crianças têm direito a massagem Shantala, máscaras faciais e banho de imersão com pétalas de rosas, além de piscina liberada. O valor por criança fica por RS 180, com, no máximo, 25 convidados.
No mesmo pacote é possível incluir aulas de origami e de automaquiagem e até o aluguel de uma limusine para pegar as crianças em casa, dar uma volta pela cidade e deixá-las na porta do hotel.
Já na categoria Spa destino, aqueles que ficam fora da cidade, o Estância do Lago oferece tratamentos para relaxamento, emagrecimento, controle do diabetes, distúrbios alimentares, depressão, recuperação pós-cirúrgica e combate ao stress.
A meta para este ano, segundo a coordenadora de marketing, Fernanda Neves, é aumentar em 20% o faturamento com relação a 2012. Para isso, aumentou a oferta de serviços e pacotes.
"Tem funcionado, conseguimos manter a mesma média de clientes e rendimento do ano passado. Oferecemos espaço para ensaios fotográficos, e por conta dos tratamentos e acompanhamento pós-cirúrgico, como uma espécie de clínica, às vezes, as pessoas ficam um bom tempo com a gente. Recebemos em média 25 clientes por dia", conta.
Eleição sem Lula ou Bolsonaro deve fortalecer partidos do Centrão em 2026
Saiba quais são as cinco crises internacionais que Lula pode causar na presidência do Brics
Elon Musk está criando uma cidade própria para abrigar seus funcionários no Texas
CEO da moda acusado de tráfico sexual expõe a decadência da elite americana
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast