A rede de supermercados Condor inaugura nesta quarta-feira (18) a primeira loja fora do Paraná. Localizada em Joinville, a unidade de 36 mil metros quadrados representa uma nova fase na expansão da marca, que passa a mirar também nos mercados vizinhos depois de 42 anos focados na clientela paranaense.
E a escolha pela cidade catarinense é óbvia. Como explica o presidente da rede, Joanir Zonta, Joinville é a terceira maior cidade da Região Sul e possui uma proximidade muito grande de Curitiba, tanto geograficamente quanto no perfil do consumidor. Segundo ele, uma pesquisa realizada mostra que o público já conhece a empresa, o que ajudou a colocar a cidades nos planos de expansão. “Somos mais conhecidos em Santa Catarina do que na Região Oeste”, diz.
Para Zonta, Joinville está dentro do que ele chama de “Grande Curitiba”, destacando que a distância de 130 quilômetros que separa a nova loja da sede é bem menor do que a de outras unidades dentro do próprio Paraná, como as da região Norte. “Isso facilita bastante a parte logística, o que reduz os custos e facilita o abastecimento de produtos”, explica. O executivo cita ainda o pedágio como outro fator importante. “O valor pago para ir até Joinville chega a ser até 40% menor do que ir para o Litoral”.
650 vagas
de emprego foram criadas com a abertura do novo Condor em Joinville entre funcionários do mercado e das demais lojas presentes na estrutura. Para quem vai trabalhar especificamente no mercado, o treinamento foi realizado em Curitiba.
Megaestrutura
Ainda assim, Zonta sabe que a entrada no mercado catarinense não será fácil, já que o estado conta com outras redes fortes de supermercados. Só em Joinville, o novo Condor terá de bater de frente com concorrentes como Angeloni e BIG, além de outras marcas locais. E, para se diferenciar, a paranaense aposta na variedade.
“Estamos trabalhando para ter uma loja de boa qualidade, com uma linha de produtos bem diversificada e preço competitivo”, detalha o presidente. Outro ponto é que a unidade conta com mais de 60 lojas de diversos setores, fazendo com que o hipermercado seja quase como um mini shopping. “São lojas e quiosques que juntam forças conosco. O posto dos Correios daquela região, por exemplo, vai ficar dentro da unidade, o que também vai atrair bastante gente”.
Essa estratégia não é nenhuma novidade para o Condor. Cidades como Paranaguá e Castro receberam estruturas semelhantes, com direito até mesmo a salas de cinemas dentro do mercado. E, por mais que Joinville não chegue a esse ponto, Zonta quer que a variedade seja mesmo o grande atrativo, colocando farmácia, pet shop e salão de beleza, além de uma clínica odontológica e a praça de alimentação lado a lado. A expectativa é que a nova loja receba uma média de 100 mil clientes por mês.
Ainda assim, o presidente da rede se mostra cauteloso quanto ao futuro. “Prefiro esperar para ver a recepção do público à nova loja antes de pensar em uma nova expansão”, afirma. “Vamos primeiro sentir o mercado. Se for bem aceito, pretendemos continuar investindo pesado no Paraná, mas também em outras praças. Continuar expandindo”.
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