35 lojas...
...em 14 cidades do Paraná formam a rede de supermercados Condor. A primeira unidade fora do estado está sendo construída em Joinville (SC). A expansão física e a presença crescente na mídia influenciam no crescimento do grupo. A campanha publicitária, por exemplo, começou com 35 filmes em 2010, teve 42 em 2011 e 2012 e agora deverão ser 60.
A rede paranaense de supermercados Condor segundo maior anunciante do estado, perdendo apenas para o governo do Paraná lança neste domingo, dia 31, a nova fase de sua campanha publicitária que traz bom retorno para a empresa desde 2010. As cenas do cotidiano retratadas pela Família Feliz agora passam a ser vividas por cinco núcleos familiares diferentes que moram no mesmo condomínio, além do porteiro, que também terá espaço nos filmes. A estreia será no intervalo do Fantástico, na Rede Globo, e também na Record, SBT e Bandeirantes.
Elaine Munhoz, diretora de Marketing do Condor, diz que a nova campanha vem sendo pensada desde o início do segundo semestre do ano passado. A ideia, completa, era ter mais modelos de famílias retratados nos comerciais: as grandes, do jovem casal, daquele que mora sozinho e do filho que continua na casa dos pais depois de adulto, por exemplo. Segundo ela, essa evolução da campanha não está relacionada com a morte, em novembro passado, do ator Samil El Halab, que fazia o papel do pai da Família Feliz. Mas esse núcleo familiar deixa de existir a partir da nova fase da campanha.
A agência responsável pelo trabalho é a CCZ, que atende o Condor há 15 anos. O diretor de Criação, Claudio Freire, afirma que a campanha publicitária da rede conseguiu, além de fomentar as vendas, construir a marca, o que não é comum. Segundo Elaine, a rede vem registrando crescimento de 20% ao ano, maior que a média nacional do setor, que é 11%. "É difícil atribuir o crescimento da empresa apenas às bem sucedidas campanhas. Ele é resultado também da ampliação da rede, modernização das lojas e das negociações que trazem vantagens para os clientes", completa.
O Condor não revela o volume de recursos investido em publicidade, mas tem inserções diárias na televisão, de manhã e à noite, além de estar presente nos veículos impressos, no digital e de produzir material de divulgação para os pontos de vendas. Nessa nova fase terá, ainda, um site específico para a campanha, disponível a partir de 1º de abril: www.familiascondor.com.br.
Os novos filmes serão 60 durante todo este ano são dirigidos por Cininha de Paula, diretora do humorístico Pé na Cova, exibido pela Rede Globo. Os 19 atores do núcleo principal são todos paranaenses. A convocação para seleção foi feita pelas redes sociais e meios de comunicação. Freire lembra que 667 pessoas passaram pela fase de testes.
Como funcionaMovimentos rápidos caracterizam publicidade para redes varejistas
O que diferencia as campanhas de marketing desenvolvidas para as empresas de varejo daquelas feitas para companhias de outros setores é "a dinâmica do processo", diz Zeh Henrique Rodrigues, diretor-presidente da Brainbox Design Estratégico. "Tudo deve acompanhar os movimentos rápidos do mercado. Uma semana é uma eternidade e, muitas vezes, agir rápido é sucesso de vendas", completa. Mas ele alerta que agilidade não deve ser confundida com pressa, que "pula etapas, ignora estratégia, abandona posicionamentos". O curto prazo, afirma, exige mais planejamento. Rodrigues confirma que o trabalho do Condor, de apostar na construção da marca, está no caminho certo. De acordo com ele, de um lado estão aqueles que só pensam em vendas e tendem a perder relevância perante seus consumidores. "Do outro lado estão as empresas que já entenderam que para se dar bem no varejo, tem que pensar em construção de marca a longo prazo, com diferentes estratégias e ações para hoje, amanhã e depois."
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