Medo de comprar pela internet, baixo índice de pessoas com conta bancária, conexão sofrível à internet e a crise econômica, que mexe com a confiança do consumidor, ainda são grandes obstáculos à expansão do comércio eletrônico no Brasil. A constatação é da consultoria Euromonitor que, em estudo, revela que as vendas de produtos e serviços por meios digitais no mercado brasileiro movimentaram US$ 19,6 bilhões em 2015. O montante equivale a apenas 1,16% do total de negócios on-line movimentados em dez grandes mercados pesquisados. Apenas os EUA, por exemplo, respondem por 38,5% do total, com US$ 653 bilhões em vendas on-line no ano passado.
Nesse ranking, o Brasil fica na oitava colocação, à frente apenas dos Emirados Árabes Unidos e da África do Sul. Grandes economias emergentes, como Rússia e Índia, estão mais bem colocadas, na sexta e sétima posições, respectivamente.
Para 2020, a projeção da Euromonitor é que o e-commerce no Brasil movimente US$ 28 bilhões – volume insuficiente para tirar o país da oitava posição. “Como a penetração de smartphones, acesso à internet e a disponibilidade de um computador são fenômenos mais recentes no Brasil do que nos Estados Unidos, é natural que o processo aqui esteja em um estágio diferente”, diz Angélica Salado, analista da Euromonitor.“A grande questão é que outros países emergentes, onde o processo digital iniciou-se de maneira análoga à do Brasil, já estão muito à frente em termos de vendas online, o que indica que o país poderia estar crescendo a taxas mais robustas.”
Menos de 60% com conta
Apesar do crescente uso de smartphones e da banda larga no Brasil, diz ela, ainda existe uma grande parcela da população à margem do comércio digital. E mesmo os que têm acesso à rede, observa Angélica, ainda veem a internet como um canal apenas para pesquisar preços e buscar ofertas. Persiste, assim, o receio de concluir compras de bens de maior valor (eletrodomésticos, móveis e eletrônicos) via web. Temor que é reforçado pela crise econômica.
“Nas compras de maior valor, onde o que chamamos de ‘custo de uma escolha errada’ é maior, nota-se esse receio. O brasileiro prefere comprar pessoalmente, pechinchando preços e negociando condições de pagamento, algo que o ambiente online não oferece. A necessidade de ver o produto, testar, analisar, contribui para que a venda física mantenha sua representatividade no varejo brasileiro.”
Outra barreira importante identificada pela Euromonitor é a questão dos meios de pagamento. O percentual de pessoas com contas bancárias em relação ao total da população ainda é relativamente pequena, abaixo de 60%. Além disso, a consultoria identificou que muitos dos consumidores que têm cartão de crédito veem o plástico como emergencial, para ser usado em compras grandes e com pagamento parcelado. “Com o crescente nível de endividamento da população, o uso do cartão de crédito fica comprometido, restringindo o uso da principal ‘moeda’ de pagamento das compras digitais”, diz Angélica.
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