O número de conexões em redes de telefonia móvel ultrapassou a marca de 4 bilhões em todo o mundo, informou GSMA, associação do setor, nesta quarta-feira (11). A entidade prevê um crescimento para patamar de 6 bilhões em 2013.
O número de conexões não se traduz diretamente em número de usuários, porque em muitos mercados maduros um usuário pode ter mais de um celular, ou um telefone celular e um aparelho de dados móvel, sendo que os dois contam como duas conexões.
Na Europa Ocidental, estima-se que cerca de um quinto das conexões são decorrentes de um usuário que tem mais de um aparelho, dados que provavelmente se aplicam a muitos mercados desenvolvidos, informou um porta-voz da GSMA.
Em países em desenvolvimento, em contraste, os celulares são geralmente compartilhados.
Nos preparativos para a Mobile World Congress em Barcelona - maior feira da indústria celular, que começa na próxima segunda-feira - a GSMA informou que cerca de 100 milhões de conexões são de "banda larga móvel". Este número é referente a conexões de dados que usam o padrão HSPA de alta velocidade.
Os dados refletem a popularidade dos "aparelhos" que conectam laptops à Internet por meio de redes de telefonia móvel, assim como aparelhos celulares com conexões de alta velocidade fabricados por empresas como Nokia, HTC ou a última versão do iPhone, da Apple.