Graças ao associativismo, a microempresária Vera Regina Trevisan conseguiu vender em uma única remessa o que ela demoraria seis meses para produzir. Vera é dona da Coral Brasil, uma das 15 micro e pequenas indústrias de roupas de ginástica, praia e lingerie de Curitiba e região metropolitana que formaram o Grupo Filip em 2003. No ano passado, depois de participar de uma feira do setor em São Paulo, ela recebeu um pedido para exportar 15 mil biquínis para a Itália. "Fiquei muito entusiasmada, mas sabia que não daria conta sozinha", diz a empresária, que tem duas costureiras e uma produção mensal em torno de 2 a 3 mil peças por mês.
Como participava do grupo, Vera resolveu chamar uma das parceiras para dividir a encomenda. A empresária Rita de Cássia Graf, dona da Dentro D´Água, ficou responsável pela metade da produção. "Foi uma experiência maravilhosa, ficamos noites sem dormir e só conseguimos porque agimos em conjunto", conta Vera.
Compartilhar experiências no mercado externo foi uma das conquistas do grupo, formado com o apoio do Sebrae. Segundo as empresárias, a Água Fresca, de Pinhais, repassou recentemente aos parceiros um pedido de exportação de roupas de ginástica para a África do Sul. A empresa, com 39 funcionários, é a maior do Grupo Filip e já tem experiência em comércio internacional. "Como o forte deles é a moda praia infantil, eles passaram a negociação para o grupo", conta Rita. "Isso mostra que nosso foco é o crescimento conjunto."
As 15 empresas participantes passam por treinamentos periódicos e se reúnem toda semana para discutir metas para o setor. "A idéia é fortalecer o segmento como um todo, afinal somos muito pequenos para concorrer com os grandes", completa Vera.
As empresas associadas fazem negociações coletivas com distribuidores de lycra e outras matérias-primas, participam de feiras em estandes coletivos e compartilham encomendas. O próximo passo é levar a marca Filip às etiquetas das roupas. "Queremos montar uma linha, com produtos das 15 empresas, para expor em feiras e desfiles", conta Rita. (AP)
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast