O Índice de Confiança da Indústria (ICI), indicador-síntese da Sondagem Conjuntural da Indústria de Transformação, caiu 1,5% em julho ante junho, segundo informou hoje a Fundação Getúlio Vargas (FGV). Esta é a segunda queda seguida do índice em relação ao mês anterior. Em junho, o ICI já que havia registrado recuo de 0,7% ante maio.

CARREGANDO :)

O ICI é um indicador cujo cálculo é baseado em cinco tópicos da Sondagem da Indústria. Os dados atualizados do índice mostram que, de junho para julho, o indicador caiu de 115,3 pontos para 113,6 pontos, na série com ajuste sazonal. Para a FGV, "a segunda redução consecutiva do ICI sinaliza desaceleração do ritmo de atividade do setor industrial".

"Com o resultado de julho, o índice retorna ao nível de janeiro deste ano e fica próximo do patamar de julho de 2008, período anterior à crise financeira internacional."

Publicidade

O ICI é composto por dois indicadores. O primeiro é o Índice da Situação Atual (ISA), que recuou 2,2% em julho ante junho. O segundo componente é o Índice de Expectativas (IE), que caiu 0 8% ante o mês anterior.

Na comparação com julho do ano passado, o ICI registrou alta de 18,2% em julho, uma elevação menos intensa que a taxa positiva de 27,1%, nessa comparação, registrada em junho. O levantamento para cálculo do índice foi realizado entre os dias 5 e 26 deste mês, em uma amostra de 1.147 empresas informantes.

Nuci

O Nível de Utilização de Capacidade Instalada (Nuci) da indústria com ajuste sazonal alcançou patamar de 85,1% em julho, após registrar nível de 85,5% em junho, segundo informou a FGV. O Nuci da indústria é pesquisado durante a coleta de dados para a elaboração do ICI. De acordo com a FGV, o Nuci de julho na série com ajuste sazonal retornou ao patamar de abril de 2010. Em junho, o patamar de 85,5% era o mais elevado desde agosto de 2008.