A confiança do consumidor brasileiro aumentou em maio, devido a uma melhora na avaliação da situação atual, mostrou uma pesquisa da Fundação Getulio Vargas (FGV) nesta terça-feira.
O índice subiu 0,6% sobre abril, para 116,1 pontos, com ajuste sazonal.
"As avaliações sobre o momento continuaram melhorando e as expectativas em relação aos meses seguintes tornaram-se um pouco menos favoráveis", afirmou a FGV em nota.
O componente de situação atual teve alta de 2,3%, para 128,4 pontos em maio, atingindo o maior nível da série histórica pelo segundo mês seguido.
O componente de expectativas, por outro lado, recuou 0,4%, para 109,6 pontos.
"O quesito que mede a satisfação dos consumidores com a situação econômica atual foi o que mais contribuiu para a evolução do índice de confiança no mês", acrescentou a FGV.
O número de consumidores que avalia a situação como boa aumentou para 22,2% em maio, ante 20,3% em abril, o melhor resultado da série.
A pesquisa foi feita com mais de 2 mil domicílios em sete das principais capitais brasileiras entre 3 e 20 de maio.
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