A confiança do consumidor brasileiro atingiu recorde de alta em novembro, segundo pesquisa da Fundação Getulio Vargas (FGV) divulgada nesta quarta-feira. O Índice de Confiança do Consumidor (ICC) avançou 2,7% entre outubro e novembro, para 125,4 pontos.
"Em novembro de 2010, os consumidores brasileiros estão mais satisfeitos com a situação atual e otimistas em relação aos seis meses seguintes", afirmou a FGV em nota.
O indicador que mede o grau de satisfação dos consumidores diante da situação econômica atual exerceu a maior influência sobre o ICC em novembro. A proporção de consumidores que avaliam a situação como boa passou de 31,7% para 34,6% do total, e a dos que a consideram ruim caiu de 18,7% para 15,9%
Quanto à confiança em relação à situação atual, o índice avançou 4,5% em novembro, para 147,5 pontos, também maior nível histórico. O indicador de expectativas subiu 1,5%, para 113,6 pontos.
"O indicador que mede o grau de satisfação dos consumidores com a situação econômica atual foi o que mais influenciou na evolução favorável do índice de confiança em novembro."
Em seis meses
O cenário econômico também se manteve otimista no horizonte de seis meses. O indicador que mede as expectativas com a evolução da situação econômica local nos meses seguintes passou de 117,5 pontos para 120,2 pontos entre outubro e novembro. A parcela de consumidores que projetam melhora aumentou de 27,3% para 31,7%.