A confiança da indústria brasileira diminuiu em novembro, assim como o uso da capacidade instalada no setor, segundo pesquisa da Fundação Getulio Vargas (FGV) divulgada nesta terça-feira.
O índice de confiança caiu 1,1 por cento sobre outubro, para 112,7 pontos, com ajuste sazonal. Foi o menor patamar desde novembro do ano passado.
"Após avançar em setembro e outubro, o índice volta a se distanciar do recorde do ano, atingido em março passado, de 116,5 pontos", disse a FGV em nota.
O componente de situação atual caiu 0,3 por cento, para 114,7 pontos, enquanto o de expectativas recuou 1,9 por cento, para o menor nível desde agosto, a 110,7 pontos.
O nível de utilização da capacidade instalada da indústria (Nuci) diminuiu de 85,2 por cento em outubro para 84,5 por cento em novembro, atingindo o menor nível desde março deste ano.
"Com o resultado, a média do trimestre setembro-novembro baixou para 84,9 por cento, após cinco meses seguidos em que o Nuci médio trimestral oscilava no intervalo entre 85,0 e 85,2 por cento", afirmou a FGV em nota.