Consultores do Grupo Bittencourt dão orientações aos franqueadores para potencializar os esforços em inovação :
1. Comece fazendo uma autoanálise. Você é um líder aberto a ouvir, independentemente da posição e da opinião de quem fala?
2. Tenha consistência. Ao dizer que valoriza a atitude e iniciativa em prol da inovação na companhia, esteja pronto para recompensar, dar feedback e engajar as equipes e todos da cadeia nesse processo.
3. Cuide do clima. Num ambiente favorável à inovação as pessoas sentem liberdade para serem espontâneas, elas sabem que estão livres de julgamentos e que mesmo quando erram não significa um risco para o seu desenvolvimento na companhia e do seu negócio.
4. Permita a experimentação e o intraempreendedorismo. As pessoas precisam se sentir empoderadas para conduzirem os projetos e devem contar com as lideranças para a remoção de barreiras burocráticas que possam encontrar no caminho.
5. Evite a paralisia do perfeccionista. Muitas vezes o medo de errar e de expor as imperfeições do projeto acabam paralisando as iniciativas em prol da inovação. Saiba que o erro é parte do processo e siga em frente.
6. Crie um processo para geração de ideias de modo sistemático e com base no maior número possível de fontes. A partir desse banco de ideias, garanta que todas sejam avaliadas para a identificação das mais promissoras e dê continuidade a elas até que efetivamente virem protótipos que possam ser avaliados em termos de resultados alcançados ou mesmo descartadas / postergadas pela companhia.
7. Traga os seus parceiros para perto. A colaboração de quem está é importante (equipe interna e consultores de campo), mas não negligencie a colaboração dos clientes, franqueados e dos fornecedores na construção do seu negócio, são eles que vivem o mercado na prática e podem traduzir a temperatura do ponto de venda.
8. Possibilite a busca da inovação. Seja pelo espaço físico que estimule a interação entre as equipes seja com a destinação efetiva de recursos financeiros para a condução dos projetos.
9. Utilize a inovação como porta para desenvolvimento das pessoas da organização. Ao se engajar em projetos ainda desconhecidos/inexplorados a organização acaba por desenvolver capacidades que não estão instaladas na companhia.
10. Garanta que seus investimentos sejam eles tangíveis ou intangíveis se reflitam em resultados e reconhecimento por parte do cliente e do mercado. Sua empresa deve ser reconhecida como uma fonte de inovação e como empresa à frente de seu tempo.