Uma queda nos preços de alimentos e de energia desacelerou a inflação na zona do euro em novembro para pouco acima da meta do Banco Central Europeu (BCE), mostraram dados oficiais, se somando a expectativas de que o BCE continuará a cortar a taxa de juro.
Os preços ao consumidor na região dos 15 países que adotam o euro caiu 0,5% na comparação com o mês anterior, levando a inflação sobre o mesmo período do ano passado a 2,1%, informou nesta quarta-feira a agência de estatísticas da União Européia, a Eurostat, confirmando a estimativa da taxa anual.
"Parece que a inflação ao consumidor na zona do euro cairá bem abaixo 1,0% durante 2009, e um breve período de deflação certamente não pode ser desconsiderado", disse Howard Archer, economista do IHS Global Insight.
"Embora o BCE esteja... indicando certa relutância ao cortar mais a taxa de juro, nós ainda acreditamos que uma outra redução tem mais chances de acontecer que de não acontecer", disse ele.
Desde outubro, o banco cortou a taxa de juro em um total de 1,75 ponto percentual, para 2,5%, e os mercados estão prevendo uma redução para 1,5% até meados de 2009.