Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Domésticas

Congresso propõe fim da multa sobre FGTS

Jucá: proposta de guia única para o Simples Doméstico | Marcos Oliveira / Agência Senado
Jucá: proposta de guia única para o Simples Doméstico (Foto: Marcos Oliveira / Agência Senado)

O senador Romero Jucá (PMDB-RR) apresentou ontem a minuta do seu projeto de lei para regulamentar a emenda constitucional que ampliou os direitos trabalhistas dos empregados domésticos. Pela proposta, deixa de existir o pagamento da multa de 40% sobre o saldo do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) no momento em que o empregado for demitido sem justa causa. Jucá, entretanto, aumentou de 8% para 11% a alíquota do FGTS que será recolhida pelo empregador, de modo a garantir a indenização em caso de demissão.

Pelas novas regras, o empregado doméstico poderá sacar, todas as vezes que pedir demissão, os 40% de indenização sobre o total do saldo do FGTS. No caso de demissão sem justa causa, o saque será integral. Vão configurar demissão por justa causa as hipóteses previstas na Consolidação das Leis do Trabalho – exceto as que tratam de questões específicas de empresas – e a submissão a maus-tratos de idosos, crianças ou pessoas com deficiência que estejam sob os cuidados do empregado. Em caso de demissões sem justa causa, o empregado também terá direito, durante três meses, ao seguro-desemprego.

Jucá também alterou a alíquota da Previdência Social paga pelo empregador para compensar o aumento do FGTS. Pela proposta do senador, o patrão passa a recolher 8% do salário para o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e não 12% como ocorre normalmente. O empregador também fica obrigado a recolher 1% a título de seguro por acidente de trabalho.

Todas as alíquotas que serão pagas pelo empregador somam 20% sobre o total do salário e devem ser pagas em guia única, que será chamada de Simples Doméstico. A expectativa é que a proposta seja votada na comissão mista na semana que vem e depois siga para o plenário do Senado. Depois de votada pelos senadores, a matéria seguirá para apreciação da Câmara dos Deputados.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.