O programa Parceria para Desenvolvimento de Acionistas (PDA), da Fundação Dom Cabral, é direcionado a famílias proprietárias de negócios que buscam aprimoramento e melhor resultado financeiro. A 6.ª turma do curso no Paraná teve início em novembro, contando com a consultoria da empresa JValério e parceria da Associação Comercial de São José dos Pinhais (Aciap). O curso, que tem 15 módulos mensais e deve se estender até fevereiro de 2013, ainda recebe novos integrantes, de acordo com Eduardo Valério, um dos diretores da JValério, que conversou com a repórter Taiana Bubniak.
Quem pode participar de programas como o PDA?
Quem estiver interessado pode procurar o treinamento, que é destinado a empresas que têm estruturas administrativas ligadas a famílias. O objetivo é fazer com que empresários, desde os fundadores de empresas até os seus sucessores, tenham contato com a dimensão do seu papel no âmbito familiar e, principalmente, na gestão dos negócios da família.
Para empresas familiares, quais fatores são determinantes para sucesso no mercado?
É preciso evitar conflitos familiares e isso só ocorre quando os envolvidos entendem qual é o papel familiar e qual é o papel do gestor. Para este último, é importante que prevaleçam as competências técnicas. O que mais vemos em empresas familiares são pessoas que têm cargo administrativo importante por serem da família e não pela aptidão, e isso compromete os ganhos da companhia.
Quais resultados são os mais evidentes para as famílias que participam do programa?
Em muitos casos, toda família participa do programa, mesmo quem não trabalha diretamente nos negócios. Com isso, vemos que há uma melhor preparação dos familiares como gestores e um comprometimento maior, além do entendimento de que o papel na empresa e na família às vezes vai ser diferente. Também fica claro para os participantes o porquê de alguns membros da família não estarem muito ligados aos negócios e que isso depende muito da personalidade de cada um.
Qual é a metodologia do programa e quanto ele custa?
O PDA é ministrado com base em workshops divididos em 15 meses. Os conteúdos envolvem aspectos de legislação, administração, relação interpessoal entre familiares e sócios, acordos societários e demais temas correlatos à dimensão familiar que influenciam na sociedade empresarial. A mensalidade custa, em média, R$ 1.350 por participante, mas o valor pode variar, dependendo do número de inscritos.
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Pequenos negócios
Donos de micro e pequenas empresas do Paraná começam 2012 na expectativa de contarem ainda neste ano com uma lei estadual que estabeleça normas para o tratamento diferenciado a essas companhias. No fim de dezembro, os representantes do fórum permanente que organiza o segmento de 227 mil empresas entregaram ao secretário de Estado da Fazenda, Luiz Carlos Hauly, a proposta de um anteprojeto de lei, que será encaminhado à Assembleia Legislativa.
A criação da Lei Geral no âmbito estadual é uma exigência legal da Lei Complementar 123/2006 (também conhecida como Estatuto Nacional da Microempresa e Empresa de Pequeno Porte), que propõe que cada estado faça a adaptação do texto à sua realidade.
Pelo mundo
Que produto brasileiro está no Egito, na Jordânia, nos Emirados Árabes e na República Tcheca? Se pensou em aviões da Embraer ou no minério da Vale, errou. Os calçados da gaúcha Via Uno estão presentes nesses destinos e em outros tão inusitados quanto a vitrine do número 62 da Calle Obrapia, em Havana, Cuba.
Segundo a Fundação Dom Cabral, a rede de franquias da Via Uno é a mais internacionalizada do país. São 104 lojas em 26 países, além das 160 no Brasil. Mas o fundador da empresa, Cesar Minneto, avalia que a expansão global só engatinha. Tanto que prepara a virada: busca um parceiro e está em vias de se associar ao grupo Paquetá, também do Rio Grande do Sul. A participação de um fundo investidor não está descartada.
Curso em casa
A Sofhar, empresa paranaense do ramo de tecnologia da informação e da comunicação, firmou parceria com a Symantec na área de treinamentos para atender a Região Sul. A Sofhar divulga, comercializa e fornece espaço específico para os cursos, que são ministrados por especialistas da Symantec. Com isso, profissionais da região não precisam mais se deslocar para Rio e São Paulo, como ocorria até agora.
Contratações
O ano passado viveu incremento surpreendente na contratação de profissionais ligados ao mercado financeiro. O segmento de bancos comerciais, por exemplo, representou, sozinho, 38% do volume de negócios da Asap consultoria de recrutamento e seleção de executivos em Curitiba. A indústria veio em seguida, com 29%.
A estimativa para este ano é de que continuem em alta as contratações para média gerência, principalmente nas áreas de engenharia, compras, logística e processos.
Em qualquer lugar
Quer comprar um imóvel em outro país, sem pôr o pé fora do Brasil? Há empresas especializadas em mercado imobiliário global, como a Re/Max. Oriunda de Portugal, a rede de franquias, que chegou a Curitiba, usa um software capaz de pesquisar imóveis em mais de 80 países.
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