Após ser demitido por Lula, Prates também renunciou ao cargo de membro do Conselho de Administração da Petrobras.| Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil.
Ouça este conteúdo

O Conselho de Administração da Petrobras aprovou nesta quarta-feira (15) a saída de Jean Paul Prates da presidência da estatal. Demitido pelo presidente Lula (PT), Prates também renunciou ao cargo de membro do conselho. A diretora executiva de assuntos corporativos, Clarice Coppetti, comandará a companhia interinamente. A decisão foi informada ao mercado financeiro.

CARREGANDO :)

Dois executivos da Petrobras próximos a Prates também foram destituídos. O diretor financeiro e de relacionamento com investidores, Sergio Caetano Leite, e o gerente executivo de Relações Institucionais, João Paulo Madruga. O cargo de Leite será ocupado de forma temporária por Carlos Alberto Rechelo Neto, atual gerente executivo de finanças.

Prates enfrentou um forte desgaste semanas antes da demissão, principalmente após o impasse sobre o pagamento de dividendos extraordinários aos acionistas. Além disso, ele manifestava publicamente divergências com o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira.

Publicidade

Nesta manhã, as ações da Petrobras negociadas na B3, a Bolsa de Valores de São Paulo, chegaram a despencar 8%. A queda fez a companhia perder R$ 37 bilhões em valor de mercado.

Magda Chambriard é a indicada do governo para comandar a Petrobras

A engenheira Magda Chambriard deverá assumir o comando da estatal. No entanto, a indicação ainda precisa passar pelo rito de análise interna da empresa, que investigará potenciais conflitos de interesse e seu preparo para o cargo. Após esta fase, Chambriard deverá ser aprovada pelo Conselho de Administração e ter o nome confirmado pela Assembleia dos Acionistas.

Engenheira civil de formação, Magda Chambriard foi diretora-geral da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis do Brasil (ANP) entre 2012 e 2016. Antes disso, foi funcionária de carreira da Petrobras por 22 anos.

Ela é mestre em engenharia química e atua como consultora na área de energia e petróleo. Desde abril de 2021, Chambriard é diretora da Assessoria Fiscal da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj).

Infográficos Gazeta do Povo[Clique para ampliar]
Publicidade