Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Bancos

Consórcio de bancos adia comunicado sobre proposta pelo ABN

O trio de bancos liderado pelo Royal Bank of Scotland informou nesta sexta-feira que irá adiar para terça-feira o esperado comunicado que faria sobre a possível oferta pelo holandês ABN Amro, devido a um feriado. Anteriormente, o comunicado seria feito no domingo.

O banco escocês, o Fortis e o Santander estão formalmente obrigados a apresentar uma atualização da oferta feita pelo trio - explicando se vão prosseguir e sob quais termos - até o dia 27 de maio. Mas as instituições disseram que a data foi adiada por conta do feriado do dia 28 na Grã-Bretanha, Bélgica e Holanda.

Em abril, o ABN concordou com a proposta de aquisição, toda em ações, apresentada pelo britânico Barclays, no valor de aproximadamente 64 bilhões de euros (87 bilhões de dólares), a preços correntes.

Mas o Royal Bank of Scotland e seus parceiros afirmam que podem superar a oferta do Barclays. No mês passado, o trio apresentou uma proposta para aquisição do banco holandês no valor de 71 bilhões de euros.

A oferta do trio foi, até o momento, rejeitada pela administração do ABN, que é favorável ao acordo com o Barclays, o qual promete evitar o desmembramento da instituição e terá Amsterdã como sede da matriz.

O Barclays informou no início desta semana que planeja publicar sua proposta pelo banco holandês em seis semanas.

No comunicado de terça-feira, o trio de bancos poderá formalizar e detalhar sua proposta.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros