O Royal Bank of Scotland e associados fizeram uma oferta de 24,5 bilhões de dólares pelo braço norte-americano do banco ABN Amro, o LaSalle. A proposta está condicionada à aquisição dos demais ativos do grupo financeiro holandês, informaram fontes.

CARREGANDO :)

O Royal Bank of Scotland, o espanhol Santander e o belgo-holandês Fortis também farão uma oferta de 39 euros por ação, incluindo dividendos de 60 centavos de euro, pela totalidade do ABN, disseram as fontes à Reuters.

Com essa proposta, o valor do banco holandês chega a 72 bilhões de euros e isso transforma o negócio na maior aquisição do setor.

Publicidade

Essa oferta combinada derruba a proposta de 66 bilhões de euros pelo ABN, toda baseada em troca de ações, feita pelo inglês Barclays e também a proposta de 21 bilhões de dólares pelo LaSalle feita pelo Bank of America .

Cerca de 70 por cento da oferta feita pelo consórcio seria em dinheiro -cerca de 50 bilhões de euros- e o restante em ações do banco escocês.

A nova oferta tem, no entanto, uma série de condicionamentos, como evitar que o consórcio seja exposto a uma batalha judicial. Na sexta-feira, o Bank of America entrou na Justiça contra o ABN, solicitando indenização e uma liminar para bloquear a venda do LaSalle a um concorrente.